Com o tema “Canela Ecocidade – Uma cidade mais sustentável é possível”, a XX Semana do Meio Ambiente foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (5), durante solenidade realizada na Casa de Pedra, com a presença do secretário de Meio Ambiente, Trânsito e Urbanismo, Paulo Tomasini, técnicos da Prefeitura, estudantes e professores da rede municipal de ensino. “Há 20 anos este assunto é debatido no município e infelizmente ainda não conseguimos solucionar alguns problemas. Temos que trabalhar para fortalecer a marca de Canela como uma ecocidade e buscar este objetivo com o engajamento da comunidade, pois a natureza é o grande diferencial do nosso município”, disse o secretário Paulo Tomasini.
Na sequência, alunos da Escola Municipal João Alfredo Corrêa Pinto apresentaram o espetáculo teatral “A Missão de Alice” que abordou temas como lixo, reciclagem, poluição, o consumismo da sociedade atual e suas consequências no meio ambiente. A programação seguiu com uma palestra ministrada pelo biólogo Jackson Müller, que interagiu com o público e abriu espaço para questionamentos dos alunos. “A triagem do lixo é uma obrigação de cada cidadão e vocês precisam fazer a sua parte, fazendo a separação correta em casa e cobrando o mesmo dos seus pais, irmãos e familiares. Vocês jovens são a esperança de um futuro melhor para o nosso planeta”, afirmou Jackson Müller.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA NATUREZA
Por meio da hashtag #canelaecocidade, os estudantes canelenses podem participar de um concurso fotográfico que também é aberto a comunidade, postando apenas uma foto de natureza de Canela na rede social Instagram. Conforme os organizadores do evento, para cada foto selecionada será realizado o plantio de uma muda de árvore nativa no Parque do Palácio, conectando assim as pessoas com a natureza. Os autores das 100 melhores fotos serão convidados para plantar as mudas. Além disso, também serão selecionadas as 10 melhores fotos do concurso e o estudante melhor colocado que estiver presente durante o plantio das mudas receberá como prêmio uma bicicleta.
PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira, dia 6
Casa de Pedra
9h – Teatro “A Missão de Alice”
9h30 – Cinema Ambiental
14h – Cinema Ambiental
19h30 – Cinema Ambiental
Quinta-feira, dia 8
Estacionamento da Casa de Pedra
Das 9h às 16h – Recolhimento de Resíduos Eletrônicos Casa de Pedra
9h – Teatro “Xará-xaxá: lendas do povo de cá”
14h – Teatro “Xará-xaxá: lendas do povo de cá”
19h30 – Cinema Ambiental
Sexta-feira, dia 9
Casa de Pedra
8h30 – Palestra “Fauna Silvestre, Proteção, Tráfico e Zoonoses”/Palestrantes: Sandovaldo de Moura e Fabiano Barbosa Pessoa (IBAMA-CETAS-PIAUÍ).
10h – Expedição Araucárias: saída de campo para conhecer um relicto de araucárias centenárias, sobreviventes ao recente ciclo madeireiro, na localidade da Tubiana, junto ao canion do rio Caí.
19h30 – Teatro “Xará-xaxá: lendas do povo de cá”
20h30 – Cinema Ambiental
Domingo, dia 11
Parque do Palácio
9h – Plantio de Mudas de Espécies Nativas, dentro do Concurso de Fotografias #CanelaEcocidade
11h – Premiação do Concurso de Fotografias
Das 9h às 17h – O parque estará aberto à comunidade para o Dia do Piquenique, com distribuição de mudas nativas
Programação Paralela
Entre os dias 5 e 9, a peça teatral “Bilhete Azul” será apresentada nas Escolas Municipais de Educação Infantil Sylvio Hoffmann, Ítala Reis, Serafina Corrêa, Ernesto Dornelles, Córa Cunha Vianna, Corália Schaeffer, Selma Port, Jardim das Hortênsias 1 e 2 e também no Centro Social Padre Franco. Com texto de Duli Borges, a peça trata sobre a destruição da natureza pela ação da humanidade.
Foto: Rafael Zimmermann