Fotos: Rafael Zimmermann
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canela (APAE) realizou no dia 14 de novembro na Cervejaria do Farol, o lançamento de seu calendário 2019. Neste evento reuniram-se convidados, integrantes da diretoria, equipe técnica e administrativa da Apae e direção da Escola Especial Rodolfo Schlieper.
O calendário é composto de 19 modelos com idades entre 6 meses e 55 anos, todos com Síndrome de Down, que é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, também conhecida como Trissomia 21. Devido a esta alteração, a criança nasce com uma série de características distintas, havendo necessidade de acompanhamento multiprofissional para auxiliar em seu desenvolvimento. As fotos foram feitas de forma voluntária pela apoiadora Fabi Blankenheim.
Atualmente a APAE Canela atende 20 pessoas com Síndrome de Down que realizam atendimentos de estimulação precoce, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e psicomotricidade.
Os modelos do calendário são: Davi Chaves, Isadora Machado, Joaquim Bresolim, Talia Paim, Ana Clara Santos, Davi Prates, Emelly Santos, Netlyn Prado, Maria Clara Santos, Ruan Arzona, João Vitor Abreu, Beatriz Agertt, Carlos Zanatta, Cíntia Weyand, Neri Lima, Jean Mateus Macedo, Luíz Francisco Bohn, Lucas Dias e Luís Tremea.
A idealizadora do rojeto Calendário é a Fonoaudióloga Priscilla Machado Toledo da APAE Canela, que ressalta que o objetivo principal é desenvolver uma ação social, enaltecendo a beleza das pessoas com Síndrome de Down, chamando atenção sobre os cuidados e tratamentos que precisam ser realizados, divulgando a instituição bem como arrecadando fundos para a mesma.
O calendário está a venda no valor de R$25,00 na APAE.