Plantar o futuro hoje para colher bons frutos amanhã: assim é a ação liderada pelo prefeito Constantino Orsolin, que com apoio da Secretaria de Educação, vem ensinando alunos do turno integral da rede municipal a plantar mudas de árvores no Parque do Palácio, num incentivo à educação ambiental e também para que os estudantes se apropriem deste espaço que vem recebendo melhorias.
Orsolin, que também é professor, apresenta as mudas aos alunos explicando que a pequena plantinha pode se tornar uma grande árvore.
Em seguida, os pequenos entendem qual a importância que uma árvore tem, das folhas que dão sombra, dos frutos que viram alimento para os animais e humanos e também o seu papel no ecossistema como um todo, na geração de oxigênio, que reflete também na qualidade do ar e na temperatura da localidade.
As mudas da espécie Ipê e Ingá são plantadas no parque com intenção de se criar uma alameda. Elas são identificadas por escola, com a intenção de que quando as crianças forem visitar o local, consigam acompanhar o crescimento da planta. O prefeito ensina o passo a passo do plantio: com a retirada da muda do saco plástico, colocando no buraco, jogando a terra – depois uma mistura adubada. “Ao promover esse ato e o plantio, especialmente, eles estão vivenciando o aprendizado. Com certeza as crianças se lembrarão deste dia quando forem adultos. É um tipo de experiência que vale por mil lições”, destaca o prefeito Constantino Orsolin.
Nesta semana, participaram das atividades os alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais Cônego João Marchesi, bairro Ulisses de Abreu; Bertholdo Oppitz, do São Lucas e Ernesto Dornelles, bairro Boeira. A intenção é até o final do ano plantar aproximadamente 600 mudas de árvores no parque. A ação conta com apoio da equipe da Secretaria de Obras. “É um neném. Muito pequeninha. Vai crescer e dar um monte de frutinhas”, disse Artur que estuda na Escola Municipal Cônego João Marchesi, ainda eufórico poucos minutos após a experiência de plantar a primeira árvore de sua vida.
Fotos: André Fernandes, Gabriela Baethgen, Rafael Zimmermann e Rita Souza