A Prefeitura de Canela, por meio do Departamento de Trânsito, promoveu um curso de requalificação técnica voltado para os nove agentes de trânsito do município. Ao todo foram ministradas 40 horas/aulas de atividades teóricas, abordando as principais alterações na legislação de trânsito. O treinamento iniciou na segunda-feira (27) e teve o seu encerramento nesta quinta-feira (30), com entrega de certificados para todos os participantes. O vice-prefeito Gilberto Cezar, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Trânsito e Urbanismo, Paulo Tomasini e pelo diretor do Departamento de Trânsito, Jair Remonti, acompanharam parte das atividades.
Conforme Paulo Tomasini o curso de requalificação técnica dos agentes de trânsito era uma ação extremamente necessária, já que os servidores ficaram praticamente 12 anos sem exercer suas reais funções para qual prestaram concurso público. “Os agentes precisam oferecer um atendimento adequado nas ruas e para isso a atualização sobre as mudanças nas leis é fundamental”, comentou o secretário, lembrando que o Departamento de Trânsito também está passando por uma reformulação estrutural que inclui a aquisição de novos veículos e uniformes para os agentes.
TEMAS ABORDADOS
Os temas abordados no curso foram: Noções de Direito Constitucional e Direito Administrativo; Contextualização do tema no Brasil e Mundo e Sistema Nacional de Trânsito; Normas Gerais de Circulação e Conduta, com referência às principais Resoluções que normatizam os artigos, assim como as infrações de trânsito; Educação para o Trânsito e Sinalização de Trânsito; Licenciamento de Veículos, Transporte de Escolares e Habilitação; Medidas Administrativas e Penalidades de Trânsito; Preenchimento de AIT e Infrações de Trânsito; Inteligência Emocional Aplicada à Comunicação no Atendimento ao Público. “É muito importante a guarda municipal estar na ativa novamente em Canela. Por isso, temos que reestruturar o setor e oportunizar qualificação para os agentes interlocutores”, analisa o vice-prefeito Gilberto Cezar.