Se depender das ações do governo municipal, Canela começará a ver o projeto do aeroporto sair do papel a partir de outubro de 2020. Essa é a projeção dada pelo secretário adjunto de Obras Germano Junges, que apresentou o projeto do empreendimento durante o Encontro Regional sobre o Trem da Serra Gaúcha e o Aeroporto Internacional das Hortênsias, realizado quinta e sexta-feira (30), no auditório da UCS Hortênsias, em Canela. O evento, além de contar com autoridades de municípios da região, trouxe investidores interessados em bancar o empreendimento.
O investimento estimado é de R$ 185.733.511,33. Os próximos passos são a renovação da outorga, prevista para dezembro, e a renovação da licença ambiental em março de 2020. Feito isso, em junho do ano que vem o Município pretende lançar o edital da parceria público-privada para, no final de outubro, abrir a concorrência pública. O projeto compreende 141,12 hectares de área patrimonial.
O aeroporto é uma demanda que passou a ser buscada a partir de 1986. De lá para cá, os argumentos para a sua construção ganharam mais força. Isso porque, com os problemas de mobilidade urbana, o fato de não ter que desembarcar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, facilitaria o tráfego de visitantes que buscam a Região das Hortênsias.
“De 100 passageiros que pousam na Capital, a metade vem para Canela e Gramado, e daqui é de onde eles partem para outras cidades, conforme o tempo que permanecem”, salientou Germano Junges durante a explanação na sexta-feira pela manhã.
No feriadão de Páscoa deste ano, 48 aeronaves de pequeno porte aterrissaram em Canela – algumas vindas de fora do país. Amparado por dados como esse, Junges justificou que a Região das Hortênsias recebe cerca de 12 milhões de visitantes por ano e os seus 295 meios de hospedagem representam quase 20% de todos os leitos no Rio Grande do Sul.
Segundo números do Ministério do Turismo, a das Hortênsias é a terceira região mais desejada por quem visita o Brasil. Isso, somado a outras justificativas, evidencia a importância de Canela acolher a tão desejada construção do aeroporto internacional.
São pontos a favor que vão ao encontro do outro projeto apresentado na UCS: o do trem na Serra gaúcha. Ambos fomentariam a economia turística de, pelo menos, 12 municípios.
Texto e foto: Márcio Cavalli