Fotos: Divulgação
É notável, nos últimos tempos, um aumento contínuo e alarmante do número de casos no SUS para tratamento de problemas relativos à saúde mental. Os maiores índices estão, provavelmente, nos casos de pessoas com sintomas de ansiedade e depressão, nas mais diversas intensidades e formas de apresentação, além da dependência química.
É cultural que a população busque tratamento para suas moléstias através de medicações, na expectativa certeira de que seja suficiente e eficaz para conter os sintomas e seguir a vida. Ocorre que, na maioria dos casos de problemas que afetam nossa saúde mental é necessário não somente um uso mais prolongado e continuado de medicação, como também (e principalmente) fazer uso de outras práticas e técnicas de tratamento, em especial a psicoterapia, já disponibilizada pela saúde pública há muitos anos.
Além disso, a partir de 2006, foram incluídas no campo de oferta do SUS, como procedimento terapêutico, práticas medicinais integrativas e complementares ao tratamento em saúde (PICS), implementadas gradativamente em todo o Brasil, desde então. Tratam-se de abordagens terapêuticas que buscam estimular mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação de saúde integral, por meio de terapias alternativas eficazes e seguras. Em Canela, desde agosto de 2017, a secretaria de saúde através da academia municipal vem oferecendo algumas dessas práticas, potencializando os recursos terapêuticos já existentes.
Agregar tais práticas ao tratamento em saúde mental comprovadamente implica em uma série de benefícios não somente para quem usufrui do serviço, como também promove impacto positivo significativo nos custos públicos da saúde. Isso porque, com esses instrumentos podemos obter, por exemplo, diminuição no uso das medicações psicotrópicas, (inclusive prevenindo ou interrompendo o uso abusivo destas), condições para evitar internações e outros procedimentos de média e alta complexidade, auxilio no controle dos sintomas (prevenindo crises e cronificação), promoção de melhora gradual da saúde integral dos nossos cidadãos, entre outras tantas vantagens.
Nesta direção, a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Canela, organizou um projeto-piloto com usuários da saúde mental da UBS Leodoro de Azevedo, agregando como prática complementar aos seus tratamentos a Yoga. Esta prática proporciona ao paciente melhoras em seus aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual, visando a unificação do ser humano “em si e por si mesmo”. Isso é feito com o intuito do fortalecimento do corpo e da mente através de posturas psicofísicas (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas), concentração, relaxamento e meditação.
Os benefícios são inúmeros, incluindo maior equilíbrio e fortalecimento do sistema corporal e, sobretudo, promoção da reeducação mental com consequente melhoria nos quadros de humor, aumento da capacidade de concentração e criatividade, controle de impulsos e aumento da tolerância, além de outras condições que proporcionam aumento na qualidade de vida. Esta prática corporal milenar promove, paulatinamente, condições naturais para o controle da ansiedade, em especial.
Sendo assim, com os resultados positivos obtidos, a intenção do NASF é ampliar a cobertura de ações para outros territórios do município, auxiliando as unidades básicas de saúde no cuidado com seus usuários, a partir da execução desta e/ou outras técnicas terapêuticas complementares, de acordo com suas características e demandas. Os grupos de Yoga da UBS Leodoro de Azevedo ocorrem quinzenalmente, nas quartas-feiras a tarde, na sede da associação do bairro ou ao ar livre, nos arredores no lago, de acordo com as condições climáticas. Maiores informações na academia municipal ou com a equipe da UBS Leodoro de Azevedo.
Texto de autoria de:
Janine Rocha Palodetti – Psicóloga na Rede Pública de saúde do SUS integrante NASF/Canela;
Patricia A. Liesenfeld – Profissional de Educação Física, Coordenadora da Academia Municipal de Canela e instrutora de Yoga integrante/NASF;
Braian Boff – Farmacêutico integrante do NASF/Canela;
Rosemary Villanova Alves – Nutricionista integrante do NASF/Canela;
Aline de Aguiar Antunes – Assistente Social integrante do NASF/Canela.