O projeto de triagem auditiva Ouvir para Aprender voltará a ser implantado no próximo semestre graças à parceria entre as secretarias da Educação, Esporte e Lazer e de Saúde. Até este ano restrito aos estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, em 2020 será ampliado aos pequenos do Pré II.
“Este é o segundo ano de implantação. Identificamos as crianças com problemas auditivos, que precisavam passar por tratamento para recuperar o rendimento em sala de aula”, diz o secretário de Educação, Esporte e Lazer Gilberto Tegner (Tolão). “Esse programa é importante porque identifica já na infância problemas que, se diagnosticados na fase adulta, podem ser muito mais difíceis de tratar”, comenta o secretário de Saúde Vilmar Santos.
Durante a execução do projeto no primeiro semestre, de 15 de abril a 23 de maio, 288 crianças dos primeiros anos da rede municipal de ensino, de 13 escolas, participaram da triagem auditiva. Cento e vinte e seis crianças tiveram identificadas alterações auditivas, ocasionando em seu encaminhamento à rede pública de saúde.
Idealizado pelas fonoaudiólogas Priscilla Xavier Machado Toledo e Ana Paula Bazzan Cardoso, que executam a triagem, o projeto Ouvir para Aprender está embasado no Programa Saúde na Escola, desenvolvido em nível federal. Ao aderir à proposta, a Prefeitura de Canela considerou os benefícios para a prevenção da saúde auditiva dos estudantes.
COMO FUNCIONA
O programa de triagem auditiva Ouvir para Aprender é destinado a estudantes do Pré II e do primeiro ano das escolas municiais de Canela. Ele segue as diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, cujo objetivo é avaliar a saúde auditiva e identificar possíveis sinais de alteração nesse sentido.
A proposta compreende algumas etapas. Há palestra para professores e pais, que respondem a um questionário. Em seguida, é organizado o cronograma e feita a triagem. As fonoaudiólogas identificam as crianças com problemas auditivos e as encaminham para o médico nas Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria de Saúde é quem agenda e orienta as consultas.