Todo início de ano é marcado por muitas expectativas, mudanças e renovações. É nos primeiros meses do ano também, que milhares de estudantes se preparam para começar mais uma etapa de atividades e aprendizados.
Com as mudanças impostas pela pandemia da Covid em diferentes esferas da sociedade, o modo de educar também se modificou. Um exemplo disso, é a readequação do sistema de ensino, onde os professores precisam relembrar o conteúdo repassado no período onde as atividades aconteceram de modo híbrido.
Nesta época, tipicamente, uma das principais preocupações dos pais ou responsáveis para o retorno do ano letivo, é com a compra dos materiais escolares. Entretanto, em tempos de pandemia, também é necessário pensar em outras questões, como os cuidados relacionados à prevenção da Covid-19.
A secretária de Educação, Esporte e Lazer Janete da Silva Santos destaca que o retorno dos mais de 3500 alunos, das 13 escolas da rede municipal de ensino fundamental de Canela, que iniciaram o ano letivo de 2022, na quarta-feira (16.2), foi tranquilo.
“Foi muito tranquilo e dentro do planejado. As escolas prepararam as boas vindas para os estudantes e as famílias. Percebeu-se muita alegria. Uma energia muito boa. As crianças cheias de expectativas para encontrar os colegas e os professores. Todos estavam felizes”, destacou Janete.
Na Escola Municipal Severino Travi, no Distrito Industrial, que conta com aproximadamente 450 estudantes, o retorno foi marcado pela recepção dos professores e direção. Nos turnos da manhã e tarde, os estudantes eram chamados individualmente e eram encaminhados aos seus professores que os conduziam a sua sala de aula.
Entre os estudantes estavam João Lucas, 6 anos e Pedro Herryk de Lima Moraes, 8 anos. Os irmãos estavam ansiosos, João, que ingressa no primeiro ano, queria saber quem ia ser sua professora e seus novos colegas e Pedro queria rever seus amigos.
29 NOVAS DE AULA
A secretaria de Educação, Esporte e Lazer aguarda para os próximos dias a chegada do material para a construção de 29 salas de aula, distribuídas nas escolas Severino Travi, bairro São Rafael; Barão do Rio Grande, Saiqui; João Alfredo Corrêa Pinto, Sesi; Bertholdo Oppitz, São Lucas; Ernesto Dornelles, Boeira e Dante Bertoluci, no São Luiz.
A secretária de Educação, Janete da Silva Santos, explica que a construção das 22 salas terá o conceito estrutural modular, já implantado nas escolas Dante e João Alfredo. “Rapidamente, nós teremos a construção de uma estrutura adequada, moderna, com ambiente climatizado e que atende a todas as exigências. De outra forma, levaríamos um tempo bem maior para termos uma solução que pudesse prover a oferta de vagas para os alunos “, frisou.
A ampliação dos educandários faz parte do processo de implantação do turno integral nas escolas municipais, que neste ano avança com os quartos anos. Anteriormente permanecia o dia todo nas escolas os 1º, 2º e 3º anos.
“Muitas outras reformas e melhorias acontecem ao longo do ano, mas não trabalhamos só com a estrutura física, o pedagógico também é essencial, pois perdemos muito com a pandemia”, frisou Janete.
“Estamos dando um grande passo para oferecer infraestrutura de qualidade aos alunos, que estimula a aprendizagem e o possibilita o bom desempenho no trabalho dos professores”, destaca o prefeito Constantino Orsolin.
Para o chefe do executivo a expansão das unidades já existentes foi uma alternativa que se encontrou para aumentar o quantitativo de vagas na rede municipal. “Conseguimos aproveitar o que já existe e modernizar toda a estrutura, com ar-condicionado, lousa e demais mobiliários. O que podemos concluir com as salas é que são de rápida implantação e seguras”, ressaltou.
QUASE SEIS MILHÕES EM INVESTIMENTOS
A administração municipal investiu quase seis milhões nas obras estruturais, com recursos próprios e vinculados.
“A gente sempre buscou fazer as coisas com a maior eficiência possível porque isso permite que sobre mais recursos para investimentos em setores que são prioritários em nosso governo, como a Educação, Saúde e Assistência, mesmo em tempos de pandemia. Com isso, conseguimos viabilizar todas estas ampliações e construções, pois estamos certos de que investir em educação é um dos maiores e melhores avanços que qualquer gestor público pode fazer”, afirmou o prefeito Constantino.
Além das salas de aula, estão neste valor todo o mobiliário, classe, cadeira e armários já entregues pela empresa vencedora da licitação e acomodados junto às escolas.