Pelo segundo ano consecutivo o Sonho de Natal de Canela promoveu uma linda ação no Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, com o propósito de levar alegria e esperança para quase 180 crianças que estão passando por tratamento contra o câncer. Uma equipe composta por 18 pessoas, entre alpinistas, artistas, diretores e produção, criou um espetáculo único que emocionou os pequenos e familiares que estavam na casa de saúde na noite de terça-feira (13). O diretor artístico Elias da Rosa revela que a proposta foi entregar um presente aos pequenos que estão lutando pela vida. “O Sonho de Natal e o hospital se abraçam mais uma vez, trazendo personagens do evento, para uma homenagem singela e simples que faz muita diferença no dia a dia destas crianças. É um momento muito especial para todos nós”, ressalta Elias.
O enredo da história foi baseado em uma menina que está hospitalizada e escreveu uma carta para o Papai Noel de Canela fazendo um pedido simples: um abraço em seu irmão. Com a ajuda do mascote do hospital, o personagem Heitor, um Castor, o jovem irmão da menina foi até Canela à procura do Papai Noel. O Bom Velhinho encontrou o menino assistindo à Fábrica dos Sonhos em frente a Catedral de Pedra, lembrou da carta e percebeu que era um pedido especial. Juntos, e com o apoio de mais personagens, a trupe do Sonho de Natal foi até o Hospital Santo Antônio onde o Papai Noel desceu do alto da casa de saúde passando pelas janelas dos quartos. Os personagens também percorreram quartos e corredores da instituição distribuindo abraços que curam todos os males.
Toda a história foi transmitida pelas televisões dos quartos, até a entrada do Noel para surpresa e emoção das crianças hospitalizadas. “É uma ação que muito nos engrandece! Faz a diferença no cuidado com os nossos pacientes e colaboradores. Trabalhamos na Santa Casa o conceito de experiência com os pacientes e seus familiares, envolvendo a satisfação de todos. E quando trazemos este evento, estamos proporcionando carinho e afeto. Com isso, os desfechos em saúde podem ser modificados de forma positiva”, relata Gisele Nader Bastos, diretora de Operações da Santa Casa.
ESPERANÇA E ALEGRIA
Minutos antes da apresentação a expectativa era grande nos quartos. Talia Dias da Silva e sua filha Tamires Freitas, de um ano e três meses, há 15 dias hospitalizada, aguardavam na janela. “Estamos ansiosas para ver o Papai Noel, pois será a primeira vez dela, e com certeza, será emocionante. Já estamos há alguns dias aqui no hospital e essa noite será diferente, especial para nós duas”, comentou Talia, que reside no município de Tunas, que fica 290 km de distância de Porto Alegre. Talia revelou que conhecer Canela é um dos seus sonhos e que pretende fazer isso em breve, junto com a pequena Tamires. “Se Deus quiser vamos lá visitar vocês e conhecer essa cidade que é tão famosa”, disse a mãe.
A secretária de Turismo e Cultura de Canela, Carla Reis, lembra que historicamente o Sonho de Natal possui cunho social e solidário. “Esta 35ª edição já é um sucesso! E pensando no amor ao próximo, viemos aqui para plantar em cada criança uma sementinha de fé e esperança. Desejo que todos possam passar o Natal com suas famílias e com muita saúde”, conclui a secretária Carla Reis.