A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer realizou na quinta-feira (19), o 1º Festival de Badminton de Canela, no Centro de Feiras, que contou com a participação de aproximadamente 250 alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular de Canela; Colégio Estadual Haideé Tedesco Reali e Escola Estadual José Bonifácio, de Erechim, e Escola Estadual Paraíba, de Porto Alegre.
O badminton (esporte que lembra o tênis, mas que tem, no lugar da bola, uma pequena peteca) é trabalhado nas escolas municipais através do projeto desenvolvido e idealizado pelo professor de Educação Física e responsável pelo departamento de Esportes da Secretaria, André Toledo, e também pelo professor Eduardo Mundstock. “As crianças adoram, e, além disso, é um esporte que trabalha diversas valências físicas, como a organização e a orientação espacial, a lateralidade, o equilíbrio, a coordenação motora, a força, a resistência aeróbica, a velocidade e a flexibilidade, entre outros benefícios”, comentou André.
De Erechim, a escola Estadual José Bonifácio e o Colégio Estadual Haideé Tedesco Reali participaram com 40 atletas que, além de competirem, participaram das oficinas do Festival. De Porto Alegre veio a delegação da Escola Estadual Paraíba, trazendo atletas que representam o RS em competições nacionais; estes foram árbitros e ministraram oficinas para alunos de 4º e 5º ano. Estes estudantes vieram acompanhados da professora Vera Mastrascusa, da Federação Gaúcha de Badminton (FGB), que já esteve em Canela realizando curso para professores da região.
O Secretário Gilberto Tegner também comentou sobre a importância do projeto desenvolvido em Canela, que valoriza um esporte olímpico. “Além de incentivar a prática esportiva, também estamos promovendo a socialização entre os nossos alunos. O Badminton é um esporte diferenciado e uma atividade prazerosa”, avalia Tegner.
O prefeito Constantino Orsolin esteve no Centro de Feiras prestigiando o Festival e comentou que a competição teve como ponto fundamental o estímulo à prática do esporte. “Quando podemos mostrar aos jovens a importância do espírito olímpico, criamos um ambiente propício para que, independentemente de se tornarem ou não atletas, eles sejam pessoas de bem”, disse.
PREMIADOS
Dupla Feminina:
1º Natiele da Silva e Júlia Gross ( EMEF Severino Travi )
2º Alana Santos e Mariana Jacobsen ( EEEM João Corrêa )
3º Tainá Hofmann e Tabita Fagundes ( COOPEC )
Dupla Masculina:
1º Kauan Zinkiewicz e Pablo Krohn ( EEN José Bonifácio )
2º Murilo Bomm e Gabriel Willrich ( EEEM João Corrêa )
3º Felipe Valin e Alisson Gomes ( Dante Bertoluci )
Dupla Mista:
1º Guilherme Kaprovicz e Vitória Mafini ( EEN José Bonifácio )
2º Lucas Justin e Isis Vazquez ( COOPEC )
3º Ana Júlia Lodéa e Samuel Racon ( COOPEC )
Simples Masculino:
1º Bruno Maciel ( EEN José Bonifácio )
2º Felipe Pereira ( COOPEC )
3º Luiz Dizars ( EEN José Bonifácio )
Simples Feminino:
1º Luisa Scholl (CE Haidee Reali)
2º Laura Scholl (CE Haidee Reali)
3º Amanda Pereira (EMEF João Alfredo Corrêa Pinto)
Fotos: Divulgação