A RGE realiza, no mês de agosto, o projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas em Canela. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, ocorre o plantio de 100 mudas, adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. O plantio contempla as espécies araçá, ipê branco, ipê amarelo, pata de vaca, quaresmeira da serra e caroba. As ruas que recebem as novas mudas são: Érico Veríssimo, Portugal, Espanha, Godofredo Raymundo (quadra do cemitério), Ignácio de Moraes (quadra do cemitério), São João, Bernardino Timóteo Fonseca e João Pessoa (quadra com Luiz Tomazzi).
O coordenador do Arborização + Segura da RGE, Guilherme Pagliarini, afirma que a ação, em parceria com a prefeitura municipal, é fundamental para trazermos mais segurança aos moradores da região, maior confiabilidade ao sistema elétrico e auxílio a gestão municipal, na revitalização gradativa da arborização urbana. “As podas são executadas pela RGE de forma preventiva, visando o convívio harmônico dos vegetais com as redes elétricas. Com este processo, a empresa minimiza os riscos à integridade do sistema elétrico eu a interrupção do fornecimento de energia elétrica que a vegetação em contato com as redes possa causar”, conclui Guilherme.
As podas realizadas seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012 que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo a rede, sendo realizadas visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é o mais adequado para atividade e, além disso, possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda.
Confira algumas dicas de segurança:
1. Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.
2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.
5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.
6. Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.
As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações estaduais e municipais, com o plantio de mudas bem desenvolvidas, preferencialmente nativas, com DAP (Diâmetro à altura do peito) e altura razoáveis. O plantio é acompanhado por fiscais ambientais municipais, biólogos e técnicos da RGE. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.
Fonte: Assessoria de Imprensa RGE