A Prefeitura de Canela conta, desde 2020, com uma ferramenta online de serviços ao cidadão e ao contribuinte. O aplicativo SysCidadão está disponível, gratuitamente, para solicitações e acompanhamento de serviços, documentos e informações. A tecnologia foi fornecida sem custos aos cofres públicos pela empresa System Software e Gestão.
O app é gratuito e está disponível para telefones com sistemas IOS e Android. Por ele, é possível protocolar documentos e requisitar serviços, ouvidoria e abrir solicitações diversas, que vão cair diretamente na caixa de entrada de quem resolve.
Após baixar o app basta selecionar a cidade de Canela e encontrar rapidamente o tipo de solicitação que quer realizar, informar texto, anexar fotos e outros documentos e enviar. Em alguns minutos, o usuário receberá um e-mail confirmando a abertura do pedido. A partir daí, todas as movimentações serão enviadas também para o endereço do e-mail cadastrado.
O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo fala que esse aplicativo é para facilitar a comunicação entre a prefeitura e o cidadão disponibilizando diversos serviços que podem ser resolvidos por essa tecnologia sem precisar sair de casa.
Como baixar
Digite na busca da loja de aplicativos “SysCidadão”, após encontrar, clique em instalar. Depois de instalado, escolha a cidade de Canela e uma nova tela disponibilizará os serviços já disponíveis.
Confira as principais funcionalidades já disponibilizadas no aplicativo:
* Acesso ao Portal de Transparência;
* Portal do Aluno (Educação);
* Lista de Espera (Educação);
* Ouvidoria Municipal (Administração);
* Abertura/Consulta de Processos (Administração);
* Solicitação/Emissão de Alvará (Administração);
* 2ª VIA do IPTU;
* Emissão de Certidão Negativa de Débitos(Tributação);
* Emissão de Certidão Negativa de ISSQN (Tributação);
* ITBI On-line (Tributação);
* Consulta de Licitações;
* Certidão Negativa do Imóvel;
* SIC (Serviço de Informação ao Cidadão);
* Acesso a NFSe.
Carnês do IPTU serão substituídos por emissão online de boletos
Dentro das ações de modernização e sustentabilidade, a Prefeitura de Canela adota para 2023 o IPTU Digital, onde os carnês serão substituídos por emissão online de boletos, no aplicativo SysCidadão ou no site canela.rs.gov.br
“A implementação desta medida, pautada na eficiência e na economicidade, visa conferir ao contribuinte maior autonomia e segurança para a obtenção de dados, documentos e boletos, com acesso mais rápido e maior comodidade”, explica o secretário Luciano Melo.
Para o contribuinte que não tem acesso à internet a Prefeitura terá a partir de janeiro 2023 clichês de atendimento para a emissão dos boletos.
Em 2022, a Prefeitura lançou, mais de 25 mil carnês, que incluíam as folhas das parcelas.
Com a medida, a Administração economizará em torno de R$ 100 mil, entre gráfica e com postagens pelos Correios.
Para esclarecimentos, os contribuintes podem se dirigir à Secretaria da Fazenda, rua Dona Carlinda, 455. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.