O cuidado com a criança e o adolescente esteve em pauta na noite desta sexta-feira (23) e na madrugada deste sábado (24). Na oportunidade, foi realizada uma operação que teve como objetivo principal verificar a situação de menores de idade em situação de risco durante a noite e a madrugada em diversos locais do município. A ação teve inicio por volta das 22h30min da noite de sexta-feira (23) e ocorreu de forma conjunta entre a Prefeitura Municipal de Canela, através da Secretaria de Assistência Social, Departamento de Fiscalização, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Guarda Municipal com a Brigada Militar e o Ministério Público.
Na oportunidade, bares e casas noturnas em diversos bairros da cidade receberam a visita das autoridades, quando foi verificada a presença de menores em locais inadequados, a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, casos relacionados à prostituição de jovens, ainda em relação à situação dos estabelecimentos comerciais com relação a alvarás, bem como dos frequentadores dos respectivos locais. “Queremos identificar e verificar a situação de menores em situação de risco e também responsabilizar os pais e responsáveis”, disse o Coordenador do Conselho Tutelar João Brinaldo.
Foram realizadas abordagens em cinco bares, quando 208 pessoas foram abordadas e identificadas, além de 12 menores. Preso um procurado da justiça e quatro por posses de entorpecentes, sendo destes dois adolescentes infratores.
Em abordagem a um bar na Av. Cônego João Marchesi, Bairro Canelinha, entre os frequentadores estava M.L.S.P., 36 anos, com antecedentes por tráfico de drogas e estelionato, contra o qual havia um mandado expedido pela comarca local. Ele foi preso e encaminhado ao presídio de Canela.
Parado na frente deste mesmo bar estava um veículo GM /Kadett, sendo que os tripulantes foram abordados e revistados. Entre eles estava um menor de 16 anos, com o qual foi encontrado uma porção de maconha. O menor foi apreendido e encaminhado juntamente com o conselheiro tutelar para a delegacia onde foi registrada a ocorrência por posse de entorpecente. Na sequência entregue a responsável.
A vigilância sanitária interditou um bar que não possuía alvará de funcionamento e notificou outros dois que apresentavam problemas em sua regularização.
Na Rua Dona Carlinda, no Centro da cidade, foram abordados em frente a uma danceteria 120 pessoas, sendo 11 menores, além de fiscalizados 30 veículos. Durante as revistas foram encontrados entorpecentes com três abordados. Um era menor de 17 anos que estava com uma quantia de maconha, sendo apreendido e conduzido a delegacia com o conselho tutelar.
Na frente da danceteria foram encontrados menores desacompanhados de seus responsáveis, com pulseiras fornecida pelo estabelecimento para identificar quem já havia entrado, possibilitando o retorno. Os menores foram conduzidos a delegacia, juntamente com o conselho tutelar, para registro e depois serem entregues aos pais.
O Capitão Lemartine Venzo que comandou esta Operação Avante nas duas cidades destacou que ações como essas serão constantes na região. “Essa operação visa reduzir ainda mais nossos índices de criminalidade e trazer sensação de segurança para as nossas comunidades”. O Oficial ainda reiterou que as ações conjuntas com agentes de trânsito, vigilância sanitária e conselho tutelar tem como objetivo envolver todos os órgãos no combate as irregularidades.
Foto: Mateus Fontana