As necessidades do Hospital de Caridade de Canela (HCC) foram pauta de encontro, na tarde de ontem (7), com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Paz.
O Centro de Materiais e Esterilização (CME) e a área física do Serviço de Atenção Obstétrica e Neonatal da casa de saúde canelense foram os principais assuntos do encontro, pois necessitam adequações as normas técnicas vigentes e segundo o Secretário Jean Spall, o projeto de alterações necessárias, que foi submetido a aprovação do Estado, deve ser liberado nos próximos dias.
As demandas apresentadas buscam qualificar a instituição para ser referência Regional à Rede Cegonha, entre outras.
A rede cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que garante à mulher o direto ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto, bem como, às crianças, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento de bebês e mães saudáveis. “É a organização de uma rede de cuidados, para que a mulher passe a contar com assistência integral à saúde, desde a confirmação da gravidez e até o segundo ano de vida do filho”, explica o Secretário Jean.
Se o Hospital de Canela for referência contará com uma estrutura adequada para a realização dos partos, o preconizado é um atendimento humanizado, com a redução das cesárias, com equipes mais qualificadas e presencial, com menores índices de mortalidade materna e infantil e ainda com maior ganho financeiro ao HCC.
Participaram do encontro, o Prefeito Constantino Orsolin, Deputado Estadual Ciro Simoni, Secretário da Saúde de Canela, Jean Spall, Presidente do Conselho Municipal da Saúde Marisa Slompo, Vereador Carlos de Oliveira, integrantes da diretoria do HCC, Antônio Saldanha Nunes e Gino Bazzan, administrador da casa de saúde Rinaldo Simões, coordenadora Regional da Saúde Solange Sonda e equipe técnica da Vigilância Sanitária do Estado.