O Circuito GranFondo Brasil promoveu ontem (26.7), a apresentação oficial da 1ª edição do GranFondo Gramado para imprensa, autoridades e convidados.
O evento de lançamento, realizado no Kempinski Laje de Pedra em Canela (RS), primeiro hotel Kempinski na América do Sul, marca o início da contagem regressiva de 30 dias para a primeira etapa do Circuito GranFondo Brasil na região Sul.
“Esse é um dia muito especial para todos nós. Estamos lançando esse grande evento de cicloturismo na Serra Gaúcha, que conta com Gramado premiada pela Unesco como a Cidade Sulamericana do Desporto. Hoje, nossa região é referência em estrutura esportiva e na promoção do esporte como ferramenta social e de desenvolvimento. Precisamos trazer cada vez mais turistas para a Serra Gaúcha, movimentando nossa economia e trazendo investimentos para o esporte, como está fazendo o GranFondo Gramado 2023”, declarou Lucas Roldo, Secretário de Esportes de Gramado.
Roldo foi acompanhada em sua fala pelo Secretário de Turismo de Canela, Gilmar Ferreira, que destacou as experiências de natureza como forma de alavancar o turismo local. “Quando nos foi apresentada a proposta de realização do GranFondo aqui na Serra Gaúcha, prontamente topamos receber o circuito em Canela. Ao sediar eventos como esse, nós comunicamos aos turistas que o nosso destino, além de todas as suas belezas e atrativos, está envolvido em iniciativas inovadoras que oferecem experiências de imersão na natureza pela prática do esporte”, comentou Gilmar Ferreira, Secretário de Turismo de Canela.
José Paim, sócio-diretor do Kempinski Laje de Pedra, também comentou a importância para a Serra Gaúcha em sediar a 1ª etapa do Circuito GranFondo Brasil no Sul do país. “Essa iniciativa mostra o potencial de nosso destino para o do país. “Essa iniciativa mostra o potencial de nosso destino para o público A+. A região da Serra Gaúcha, dos Campos de Cima da Serra e do Vale dos Vinhedos é uma das mais lindas do Brasil, perfeita para o turista que busca experiências na natureza, através do turismo esportivo e de aventuras”, observou. “O GranFondo Gramado colocará as cidades daqui na rota dos grandes eventos de ciclismo no Brasil, fomentando ainda mais o turismo de aventura e o ecoturismo local, com reflexos para a economia de toda região. O ticket médio do ciclista que participa dessas competições será um grande estímulo para o PIB da região, para hotéis, atrações e todo o ecossistema da Serra Gaúcha”, explicou Tania Costa, gestora e correalizadora do evento.
O EVENTO
O circuito acontece dia 28 de agosto e poderá ser feito na modalidade longa (114,8 km) e curta (79 km), tem largada e chegada em Gramado, passando por Canela, São Francisco de Paula, Igrejinha e Três Coroas.
Durante os dias do evento, de 25 a 27, uma estrutura de apoio aos atletas será montada no Lago Joaquina Rita Bier. A Villa GF Gramado contará com stands de marcas parceiras, stands de degustação de produtos, palco com show artístico de banda local, DJ, food trucks, espaço de apoio aos atletas, banheiros, brinquedoteca, Área VIP, espaço de massagem e posto médico. A previsão é que cerca de 800 participantes de diversas regiões do Brasil.