O Prefeito em Exercício Gilberto Cezar e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente Daniel Schlieper receberam na sexta-feira (19), a visita do arquiteto Fernando Weck dos Santos, da empresa canelense Energia Natural e o representante da firma alemã INPUT-Ingenieure GmbH, Dr. Alberto Argiel especialistas em plantas industriales de biogás.
O encontro teve como objetivo se estudar a viabilidade técnica, ecológica e econômica da transformação da totalidade do lixo orgânico de Canela em gás metano e biofertilizante de modo que se obtenha uma grande vantagem para a comunidade, transformando o problema do lixo orgânico em um recurso energético e em biofertilizante. “O gás metano produzido pode ser utilizado tanto na geração de energia elétrica como em combustível para caminhões e automóveis, como tem-se feito na Europa e em outras cidades brasileiras” ponderou Alberto.
Na reunião, também se comentou na possibilidade de efetivação de um consórcio de municípios da região, como prevê a constituição, para o tratamento em conjunto de um problema comum a todos os municípios.
Foto: Rita Souza