Com o considerável avanço da vacinação no município, atingindo toda população adulta, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, está tomando algumas medidas visando reduzir os gastos da máquina pública. Após debates entre membros do Coe, servidores da Secretaria de Saúde e diretores do Hospital de Caridade de Canela (HCC), ficou acordado que a partir do dia 1º de setembro o horário de atendimento de casos suspeitos de síndrome gripal na Unidade Central será reduzido: passará a ser das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, sem paralisação ao meio dia. Já aos finais de semana o horário do atendimento covid na Unidade Central será das 13h às 18h.
No entanto, até a próxima quarta-feira, 1º de setembro, o horário de atendimento segue estendido funcionando das 8h às 20 horas durante a semana e das 10h às 20h nos finais de semana. A secretária de Saúde, Patrícia Valle, destaca que esta medida é temporária devido a queda no número de óbitos e internações e da estabilização do número de novos casos de coronavírus. “Vamos seguir monitorando as estatísticas e caso necessário vamos ampliar novamente o horário de atendimento. Essa economia nos possibilitará realizar investimentos em outras áreas da saúde”, projeta Patrícia.
Já o secretário Adjunto de Saúde, Mário Weirich, ressalta que a procura por atendimentos após as 18 horas vem caindo mês a mês. “Um médico está ficando à disposição para atender um ou dois pacientes por dia após este horário. E esse atendimento pode ser absorvido tranquilamente pelo HCC”, avalia Mário. A Unidade Central de Saúde fica localizada na quadra abaixo do HCC, no Centro. Mais informações pelo telefone (54) 3282.5119.
APÓS ÀS 18 HORAS, PROCURAR O HCC
A população continuará contando com o serviço de atendimento para casos suspeitos de coronavírus 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Quem necessitar do serviço após as 18 horas a partir do dia 1º de setembro deve procurar o HCC, onde uma equipe médica estará disponível para realizar o primeiro atendimento.
SERVIÇOS DA TENDA TRANSFERIDOS PARA O INTERIOR DO HOSPITAL
Outra mudança envolve o atendimento na Tenda do HCC. Devido a queda considerável no número de internações a estrutura foi retirada no final da última semana e os atendimentos passaram a ser realizados no interior do hospital, em uma ala dedicada exclusivamente para esta demanda.
Rafael Ayub, administrador hospitalar e assessor da intervenção municipal, explica que foram executadas adequações nos espaços internos com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento. “O paciente é atendido na recepção e caso seja constatado qualquer sintoma de síndrome gripal, imediatamente ele é encaminhado para a ala covid onde receberá o mesmo atendimento que era realizado na tenda”, explica Rafael.
Conforme o administrador a medida vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 72.000,00 mensais para a casa de saúde, incluindo o valor pago pelo aluguel da estrutura e pelos serviços médicos. “Este recurso poderá ser aplicado na aquisição de medicamentos, equipamentos e na melhoria de outros serviços prestados”, avalia Rafael Ayub.