Município encaminha documentação e aguarda inclusão de verbas na LOA de 2019
A Prefeitura de Canela, por meio do prefeito Constantino Orsolin e do secretário Adjunto de Governança, Planejamento e Gestão, Germano Junges, está realizando um forte trabalho de articulação junto a lideranças políticas em Brasília, desde o início de 2017, com o objetivo de colocar em prática o projeto de construção da Rota Panorâmica, que ligará os municípios de Canela e Três Coroas. No orçamento federal de 2018 estava incluído um valor para o start inicial da obra, no entanto, ao longo do ano o Governo Federal fez alguns remanejamentos na LOA 2018 – Lei Orçamentária Anual, redirecionando o recursos para outras áreas da Saúde e Educação.
Após isso o trabalho de articulação política foi retomado, visando incluir novamente verbas para a Rota Panorâmica na LOA de 2019, através da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados. Por meio de uma indicação do Dep. Federal Renato Molling (PP) o projeto da obra foi para votação e o pleito foi novamente aprovado, tendo orçamento total prévio de R$ 50 milhões (valor total necessário para execução da obra).
INFRAESTRUTURA TURÍSTICA
Na semana passada o secretário Adjunto de Governança, Planejamento e Gestão, Germano Junges, esteve mais uma vez em Brasília, onde participou de uma reunião com o deputado Federal Beto Faro (PT/PA) – Relator Setorial do Turismo para a LOA 2019 perante a Comissão Mista de Orçamento (CMO). “Novamente solicitamos a inclusão de um valor inicial para que possamos formalizar o convênio com o Ministério do Turismo já no próximo ano. É um recurso previsto dentro da pasta de Infraestrutura Turística”, explica Germano Junges. “O deputado Faro sinalizou positivamente, confirmando que irá prever um valor para nossa demanda na LOA 2019”, afirma Germano.
MOBILIDADE URBANA REGIONAL
O prefeito Constantino Orsolin destaca que a Administração Municipal está otimista em concretizar este projeto que é de fundamental importância para a mobilidade urbana de toda a região. “Esta estrada será uma rota alternativa de ligação entre a Serra e a Região Metropolitana, melhorando a mobilidade urbana de toda a região. Além disso, fortalecerá um roteiro turístico repleto de parques e outros atrativos naturais”, avalia o prefeito Constantino Orsolin.
A confirmação de recursos para o início das obras da Rota Panorâmica só ocorrerá após a publicação da LOA de 2019. Caso o pleito seja atendido, os próximos passos serão: cadastramento do projeto executivo junto ao Ministério do Turismo, aprovação, empenho no Governo Federal, formalização do convênio, abertura do processo licitatório e início da obra.
Foto: Divulgação