A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do Cadastro Único (CadÚnico) do município de Canela (85,31%) está acima da média nacional, que encontra-se em 70,03%. A informação está disponível no site do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. “Isso significa que o cadastro do município está bem focalizado e atualizado”, diz a mensagem do órgão, ligado ao Governo Federal.
Além disso, a cobertura do Programa Bolsa Família (PBF) também atende satisfatoriamente ao que preconiza o Governo Federal, ou seja, de 100% em relação à estimativa de famílias em vulnerabilidade social no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O município já alcançou a meta de atendimento do Programa”, diz o site.
Em Canela, segundo a secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Carmen Seibt de Moraes, há 3.659 famílias inseridas no CadÚnico. Desse total, 2.451 famílias são beneficiárias com renda de até meio salário-mínimo.
“A qualidade dos dados cadastrais e a constante capacitação das equipes garantiram esses resultados e, principalmente, colaboraram para que as famílias em vulnerabilidade social do município passassem a ser beneficiárias do Programa Bolsa Família”, falou Carmen.
Segundo a representante do Comitê Gestor do Programa Bolsa Família, em Canela, Rose Jardim, a qualificação dos técnicos é o maior diferencial. “Estamos focados na qualificação da equipe, o que vem resultando em um atendimento diferenciado e de qualidade, com humanismo, que é a determinação do prefeito Constantino Orsolin e da secretária Carmen”, garantiu.
Canela oferece à população três locais de atendimento do CadÚnico. “Eles funcionam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Canelinha e Santa Marta, além, da sede da secretária, no centro”. O Cadastro Único é a porta de entrada para vários Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida. Ele também funciona como um mapa para o governo identificar as necessidades da população.
CRAS CENTRO
Rua Augusto Pestana 455
Fone 3282-5140
whatsapp (54) 992142688
E-mail rjardim@canela.com.br
CRAS CANELINHA
Avenida Cônego João Marchesi 420
Fone 3282-2511
whatsapp (54) 996278895
E-mail crascanelinha@canela.rs.gov.br
CRAS SANTA MARTA
Rua: Rua da República -134
Bairro – Santa Marta
Fone 3282-2510 whatsapp
(54)991413739
E-mail: crassantamarta@canela.rs.gov.br
Na foto: A secretária de Assistência Carmen Seibt de Moraes e os técnicos que trabalham no atendimento do CadÚnico , Valquíria de Oliveira (CRAS Canelinha), Rose Jardim (centro), Emerson Pinto dos Santos (CRAS Canelinha) e Rosemeri Müller (CRAS Santa Marta)