A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento e Habitação de Canela realiza de 21 a 24 de junho encontros reunindo jovens no CIDICA.
No local, estudantes do ensino médio de Canela tiveram a oportunidade de conhecer o espaço onde se trabalha com a tecnologia e inovação, com intuito de se criar uma matriz econômica para o município.
A palestra principal foi ministrada pela coordenadora do Cadastro Único no município, Rose Jardim que abordou os principais programas sociais como: Auxílio Brasil, Devolve ICMS, Identidade Jovem, Benefício de Prestação Continuada e seus critérios de acesso.
O encontro foi uma forma de se esclarecer aos jovens sobre seus direitos, pois os inscritos no Cadúnico possuem isenção em inscrição em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, bem como da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Identidade Jovem (ID Jovem)
Rose explicou que Identidade Jovem (ID Jovem) é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como também acesso a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537/2015.
Para emitir a ID Jovem é preciso atender a todos os requisitos abaixo:
* Ter idade de 15 a 29 anos;
* Pertencer a família com renda familiar total de até dois salários-mínimos; e
* Estar inscrito no Cadastro Único, com cadastro atualizado há no máximo dois anos (24 meses)
O benefício vale para qualquer jovem, estudante ou não, desde que preencha os outros critérios.
A pessoa deve acessar o site https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem ou aplicativo ID Jovem 2.0 (android) e preencher os seguintes campos de informação: número do NIS; nome completo; nome completo da mãe; e data de nascimento. A ID Jovem não é emitida presencialmente.