O Prefeito de Canela, Constantino Orsolin, representando a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSERRA) e o Prefeito de Esmeralda, Ailton de Sá Rossa, representando a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) entregaram na sexta-feira (23), aos senadores Lasier Martins (PSD) e Ana Amélia Lemos (PP), uma minuta de lei, criada com o objetivo de atender à demanda dos municípios da Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra.
O trabalho contou com apoio da FAMURS, que junto com as associações busca alternativas para permitir a continuidade das atividades agrossilvipastoris na região.
A solicitação das entidades é que a Bancada Gaúcha apresenta proposta lei que dispõe a utilização e proteção da vegetação nativa dos Campos de Altitude associados ou abrangidos na Mata Atlântica.
Orsolin explica que a mobilização foi no sentido de buscar uma alternativa para os municípios, que se manifestaram contrários em relação às autuações promovidas pelo Ibama aos produtores.
Em agosto de 2016, a Operação Campereada, deflagrada pelo Ibama nos Campos de Cima da Serra, impediu produtores de manejar o solo. A ação foi baseada nas leis federais 11.428/06 e 12.651/12, que, entre outros pontos, proíbem o corte ou a retirada do campo nativo sem prévia autorização.
“O impedimento da continuidade destas atividades, que representam grande parte da receita dos municípios, acarretou prejuízos econômicos e sociais em um curto espaço de tempo”, justificou o presidente da Famurs Salmo Dias.
Foto: Divulgação