A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Em 2019, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada e o município de Canela foi muito bem representado por estudantes das escolas públicas e privadas que receberam medalha de bronze e menção honrosa.
Da rede municipal o destaque ficou com a aluna Sara Faes Barbosa Velho, da Escola Dante Bertoluci, que obteve medalha de bronze. A estudante acompanhada do diretor André Toleto e da professora de matemática Édina Hanel do Santos estiveram visitando na manhã de ontem (11), o Prefeito Constantino Orsolin que disse “Ficamos muito felizes quando nossos alunos recebem prêmios a nível nacional em olimpíadas. Isso é, sem dúvida, resultado do trabalho dos professores em sala de aula e da reestruturação e modernização de nossas escolas, com contratação de professores qualificados e merenda escolar de qualidade. Estamos trabalhando para que a educação municipal continue sendo destaque em todo país”.
A medalha de bronze dá direito a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), um programa que coloca os alunos em contato com os aspecitos da matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um fitiro desempenho profisisonal e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online.
“Minha intenção é cursar administração e isso me ajuda muita” contou Sara que virou orgulho de toda uma comunidade escolar.
Alunos premiados:
ESCOLAS PÚBLICAS:
MENÇÃO HONROSA
- ARTHUR JARDIM MARTINS – ESC EST ENS FUN JOÃO CORRÊA
- JOÃO VITOR DE MELLO GASPERIN – ESC MUN ENS FUN SANTA TEREZINHA
- NICOLAS GALIANO BELMONTE – ESC EST ED BAS NEUSA MARI PACHECO- CIEP
- ISABELLA PRESTES ANDRADE ESC EST ENS MED DANTON CORRÊA DA SILVA
- EVELYN JULIANA DE SOUZA BERBIGIER – ESC EST ENS FUN JOAO CORREA
- OZIEL DA CRUZ LEOPET – ESC EST ENS MED DANTON CORRÊA DA SILVA
MEDALHA DE BRONZE
- LARA BRANDÃO DE PAULA – ESC EST ED BAS NEUSA MARI PACHECO- CIEP
- SARA FAES BARBOSA VELHO – ESC MUN ENS FUND DANTE BERTOLUCI
ESCOLAS PRIVADAS
MENÇÃO HONROSA
- ANA CAROLINA SCOPEL VELHO – COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA
- JULIA CELLA ALVARES – COLÉGIO CIDADE DAS HORTÊNSIAS
- GABRIEL LANGENDORF DE GODOY – COLÉGIO CIDADE DAS HORTÊNSIAS
- BERNARDO TADANO HAHNEL – COLÉGIO MARISTA MARIA IMACULADA
- PEDRO CELLA ALVARES – COLÉGIO CIDADE DAS HORTÊNSIAS
Informações retiradas do http://premiacao.obmep.org.br/2019