A empresa Novalternativa e o Parque Mundo a Vapor promoveram um evento na manhã desta segunda-feira (6), na antiga Estação Ferroviária do município, para marcar a assinatura do Termo de Início das obras de revitalização do trem que integra o projeto do empreendimento Estação Campos de Canella. Além da revitalização completa da área histórica e cultural da cidade, o complexo também contará com uma rua coberta, edifícios e um centro comercial que deverá abrigar lojas, restaurantes e cafés.
A solenidade contou com a presença de autoridades como o secretário Estadual de Cultura e Lazer, Victor Hugo, do prefeito Constantino Orsolin, do vice-prefeito Gilberto Cezar e dos secretários municipais Vilmar Santos (Governança), Ângelo Sanches (Turismo) e Paulo Tomasini (Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana), além dos empresários Fernando Bassani (Nova Alternativa) e Carlos Alfredo Schäffer (Mundo a Vapor).
Na oportunidade, também foi descerrada a placa que marca o início da revitalização do espaço que será denominado como Estação Benito Antônio Urbani, em homenagem (in memorian) ao empresário fundador do Parque Mundo a Vapor. A viúva Rosa Maria Lazzari Urbani esteve presente e participou do ato. “Este é um marco na recuperação da história de Canela, uma obra grandiosa que transformará e trará desenvolvimento para o Centro da nossa cidade”, avalia o prefeito Constantino Orsolin.
O PROJETO
Um projeto ousado e inédito é a proposta que surge da parceria da Incorporadora Novalternativa, empresa com 25 anos de experiência no mercado imobiliário, e do Parque Mundo a Vapor de Canela, pioneiro na implantação de parques temáticos com foco em trens. O Estação Campos de Canella é um empreendimento localizado no Centro da cidade de Canela que tem entre seus principais objetivos o resgate da história da fundação do município e sua relação com trens e trilhos.
MUSEU DO TREM
Um dos pontos altos do projeto é a aguardada revitalização da Estação Férrea de Canela, localizada no coração da cidade. A locomotiva, que será totalmente reformada, é ponto de partida para um resgate cultural e histórico que culminará no Museu do Trem. O Museu que ocupará o subsolo está projetado dentro dos mais modernos conceitos de museus interativos da atualidade e tem como foco recontar a história da cidade de Canela num passeio divertido e cheio de informação e cultura.
A RUA COBERTA
O ponto de desembarque dessa aventura será a Rua Coberta da Estação Canela onde o visitante poderá desfrutar de áreas de gastronomia, lazer e espaços de convivência e serviços. O projeto contempla espaços de cultura, entretenimento e um centro de gastronomia que prevê Pub & Cervejaria, Restaurantes, Cave de Vinhos com produtos locais, além de quiosques comerciais, propiciando espaços variados para maior permanência do residente e do turista no local. No centro do complexo haverá o Palco Central em área coberta de 600m² com toda infraestrutura para receber programação cultural. Já o Largo da Fama será um espaço para receber eventos itinerantes. “Trabalhamos dentro de avançados conceitos de urbanismo e paisagismo totalmente alinhados com a estética da cidade de Canela e preparado para funcionar em todas as estações do ano. Tudo foi pensado de forma muito integrada, um projeto com fôlego de futuro, como há muito tempo a cidade espera”, afirma o diretor da Novalternativa, responsável pelo projeto e construção do empreendimento, Fernando Bassani.
A PARCERIA
Para trabalhar a questão temática de trens e trilhos, revitalização da locomotiva e o significado do trem na fundação e no desenvolvimento de Canela a Novalternativa buscou o know how de quem entende muito do assunto: Parque Temático Mundo a Vapor. A empresa é da família Urbani, de Canela, que desde o início da cidade trabalhou com construção e manutenção de locomóveis, indispensáveis para o trabalho nas serrarias. E em 1991 foi fundado o Parque Temático Mundo a Vapor. O empreendimento, que ocupará uma área total de 5.200m², já em obras, será executado ao longo dos próximos três anos.
Fotos: Rafael Zimmermann