Neste domingo, dia 6 de outubro, acontece a votação para eleger os membros do Conselho Tutelar de Canela. A eleição será na Câmara de Vereadores, das 8h as 17h. Para votar é necessário levar um documento original com foto e título de eleitor e também estar com o título regularizado no município até julho.
Toda a população canelense está convidada a participar da eleição, que apesar de não ser obrigatória é importante, pois o Conselho Tutelar zela pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes em um mandato de 4 anos.
Confira abaixo a relação de todos os candidatos, lembrando que se vota em apenas um e os 5 mais votados serão eleitos.
Everton Sidnei Masiero da Trindade (Sidi)
Número: 26
Acadêmico de Licenciatura em Educação Física
Cursos: Gestão de pessoas, cursos de liderança, treinamento em gestão de conflitos e comportamento humano. E, para mim, o treinamento mais importante, ser pai de três excelentes moças!
Acredito no trabalho preventivo, visitar constantemente, por espontaneidade, as escolas, postos de saúde e hospital, cinco palavras irão definir meu trabalho: orientar, proteger, incluir, respeitar e garantir!
Ana Paula fanck Justo
Número 28
Venho através desta eleição trazer à comunidade de Canela meu desejo de atuar, com muita dedicação, no Conselho Tutelar. Em decorrência da minha formação em Sociologia e a experiência em mandatos anteriores, trago a certeza de uma gestão idônea, tratando com responsabilidade e sabedoria as crianças e adolescentes de nossa cidade. Vote com a convicção de que estarei dando o meu melhor para solucionar cada caso e oferecer suporte e apoio às famílias.
Ana Santos ( Preta)
Número 10
Sou Ana Santos, tenho experiência com crianças e adolescentes, sou formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar: Supervisão e Orientação.
Precisamos trabalhar de forma preventiva, dentro dos parâmetros do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas para isso temos que: elaborar projetos que envolvam as crianças e adolescentes, assim como suas famílias. Terei comprometimento e dedicação ao meu trabalho, sou mãe e sei o quanto cada mãe quer ver seus filhos crescendo e progredindo, tendo uma vida digna, garantindo um futuro como todos sonham: de paz, tranquilidade, desenvolvimento e honestidade, e é desta forma que pretendo agir. Trabalhando integralmente para a comunidade canelense.
Paulo Sérgio de Moraes
Número 20
Sou filho de Alvicio Cletes de Moraes e Maria Pureza. Atuei na Escola de Pais do Brasil por 10 anos junto a pais, professores e educadores para enfrentar os problemas ligados a educação de crianças e adolescentes enfrentando as dificuldades de educação com limites, amor e responsabilidade no mundo atual.
Participo do CPM do Ciep, técnico em Contabilidade pela Escola Cenecista,
Formado em História, atualmente cursando Gestão Pública. Casado há 24 anos, pai de três filhas. Nunca fumei, não consumo bebidas alcoólicas há mais de 15 anos para servir de exemplo para minhas filhas.
Atualmente, sou conselheiro tutelar e agradeço a Deus e à família por ter chegado até aqui onde pessoas que buscam ocupar uma vaga depois de onde 72 candidatos uma difícil prova selecionou 11 candidatos.
Se reeleito, irei continuar o trabalho dentro das atribuições que estipula o estatuto da criança e adolescente sempre com respeito ao ser humano entendendo que educar não é tarefa fácil mas proteger e estimular para o bem dos nossos filhos é tarefa primeira dos pais ou responsáveis, mas é missão de todos.
Eluise Araujo
Número 18
Mãe de cinco filhos, formada em Direito pela UCS, capacitada pela Unisul-SC em Justiça Restaurativa em Ambiente Escolar, conselheira tutelar, doula, cofundadora do grupo de apoio ao parto humanizado Nascer Sorrindo Região das Hortênsias e Nascer Sorrindo Canela, consultora em amamentação, fundadora do grupo de apoio a mulheres no puerpério (pós-parto), palestrante em assuntos com temática materno-infantil, membro da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul, coautora do blog Casa da Doula.
Se eleita: me comprometo a seguir os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente cumprindo as atribuições legais do conselheiro tutelar, zelando com muito amor e respeito às nossas crianças, adolescentes e famílias.
João Pedro Montiel de Oliveira (J.P.)
Número: 14
Qualificação: Estudante de Direito da UCS.
Currículo: office boy do escritório Escoteco (escritório de Carlos Tadeu Godoy); estagiário do Fórum de Gramado (2ª Vara e Vara da Infância e da Juventude), estagiário do Ministério Público de Gramado (na parte dos crimes de violência doméstica, da infância e da juventude e delitos comuns), estagiário no setor jurídico da empresa Coobrastur, e estagiário da Receita Federal de Canela.
O que pretende fazer se eleito: 1) Parceria saudável e participativa entre as escolas e o Conselho Tutelar; 2) Propor projetos sociais visando atividades físicas e/ou culturais para as crianças e adolescentes; 3) Tirar a má imagem de que o Conselho serve só para tirar as crianças dos pais;
Se Se eleito: Planejar maneiras de incentivar os alunos a ter melhor desempenho escolar e estreitar a relação entre o Conselho Tutelar com o Poder Judiciário e com advogados da área da família e da infância e juventude.
Claudia Patricia Fagundes
número 24
Formada em Educação Física, estágio profissional na antiga Febem. Sempre trabalhei com crianças com especializações na área da infância e juventude. Já conselheira.
Se reeleita: Continuar o meu trabalho fazendo valer o que determina o ECA com muito comprometimento,responsabilidade, bom senso e amor.
Adir Denardi Junior
Número: 30
Adir José Denardi Junior, residente há 35 anos em Canela, conselheiro tutelar, formado em Administração, membro por 3 anos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) do município, experiência e dedicação exclusiva na área da proteção dos direitos e deveres da criança e do adolescente.
Se eleito: Seguirei requisitando serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, trabalho e segurança, visando a prioridade desses atendimentos, na área da infância e da juventude. Zelar é administrar, é fiscalizar, é estar atento. Zelar pelo cumprimento de direitos não é atender aos direitos, e sim fiscalizar para que quem deva atender não se omita, tudo conforme rege a lei estabelecida.
Renata Wortmann
Número 16
Formanda em Pedagogia, já atuou com educadora da educação infantil e atualmente é funcionária da Secretaria de Saúde, no setor de marcação de consultas e exames.
Trabalhar na Secretaria de Saúde foi um grande incentivo em buscar uma vaga ao Conselho Tutelar, pois no seu dia a dia vivencia situações que despertam nela uma vontade maior de fazer um trabalho voltado à luta e aos direitos da criança e do adolescente.
Se eleita, pretendo contribuir efetiva para que esses direitos sejam aplicados de foram correta e atender às demandas na área da educação, saúde e responsabilidade dos pais.
Junior Machado
Número 22
Além de aplicar as medidas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, pretendemos trabalhar junto às escolas e instituições sociais com um trabalho de prevenção.
Luiz Gustavo Freitas Camargo
Número 12
Agente de saúde na UBS Leodoro de Azevedo e estudante de Direito na UCS.
Se eleito, pretendo atender as crianças e adolescentes e intensificar o trabalho nas escolas para que se torne preventivo, pois o papel do conselheiro é principalmente prevenir.