O período de férias escolares também é o momento de deixar tudo em ordem para quando o ano letivo começar. A equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Educação está realizando obras em alguns estabelecimentos de ensino para dar melhores condições aos alunos e professores das redes de ensino fundamental e infantil. Outras ações também estão sendo realizadas através de empreiteiras que também trabalham em ritmo acelerado para encerrar as atividades o mais breve possível.
O Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Gilberto Tegner, carinhosamente chamado de Tolão, ressalta que toda a manutenção realizada foi apontada pelas direções das escolas e uma escala de trabalho foi montada para atender a demanda. “O diferencial das benfeitorias que estão acontecendo é a grande parceria com as comunidades escolares, os Círculos de Pais e Mestres de algumas das instituições entraram com recursos para contribuir”, comentou.
A Secretaria projeta investimento inicial de aproximadamente R$ 1.600.000,00 e que até o final de 2018 pode chegar a R$ 7.200.000,00.
“Esse período é importante para o andamento de algumas intervenções que não são possíveis com as crianças nos prédios por questões de segurança. Também aproveitamos para preparar as unidades para o retorno das atividades, deixando o ambiente mais agradável”, explicou o Prefeito Constantino Orsolin.
EMEIs
As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) recebem atenção em diversos aspectos. A Cora Cunha Vianna, no centro, receberá um novo salão pedagógico, obra esta que está sendo realizada com apoio do CPM da escola.
Na escola Ítala Reis também se encontra outro belo exemplo de parceria, pois o CPM arcou com os custos da pintura interna enquanto a Secretaria arcará com o custo total da pintura externa, muros e grades.
A Corália Schaeffer, no bairro São Lucas, terá cercamento, obra iniciada esta semana, através da empreiteira Construtora Tabai e a ampliação do prédio, serviço este que ainda receberá um projeto para ir a licitação
O Prefeito Constantino Orsolin e o Secretário de Educação Gilberto Tegner, estiveram na EMEI Corália conversando com a diretora para projetar o novo aumento do prédio. “Nossa intenção é fazer com que a escola atenda do berçário ao pré II” falou Tolão.
A Silvio Hoffmann, no Leodoro de Azevedo, já teve sua pintura externa concluída e o piso laminado nas salas deverá ser instalado nos próximos dias.
No Distrito Industrial, na Selma Port Hermann, houve a colocação de piso laminado em algumas salas, em parceria com o CPM, e nos próximos dias iniciará a pintura interna de toda a escola, bem como muros e grades.
A conclusão da Diva Pedroso da Cunha, no bairro Eugênio Ferreira está em andamento, para possibilitar a abertura de140 novas vagas na Educação Infantil. “A antiga sede da escola permanecerá em funcionamento, em forma de Extensão. Estamos estudando a possibilidade de implantar um berçário naquele espaço”, informou o secretário.
Nesta semana iniciaram as obras da Eva Alzira Bianchi, no bairro Jardim das Fontes, uma moderna creche com o investimento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no valor estimativo de 1.948.513,42, que atenderá aproximadamente 140 crianças.
O FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, disponibiliza o Projeto Proinfância Tipo 1, modelo de projeto padrão de educação infantil.
A responsável pela construção é a Hepta Engenharia e Construções Ltda que tem um prazo de dois anos para a construção.
Ainda neste ano, uma antiga reivindicação da comunidade, principalmente do bairro Canelinha e arredores será iniciada. A nova Tio Beto será iniciada, numa pareceria público privada.
ENSINO FUNDAMENTAL
A Santos Dumont, no Chapadão, recebe uma reconstrução total na parte interna e numa próxima etapa se construirá um canil, galinheiro e casa para um caseiro. “Por se tratar de uma escola do interior a demanda da instituição é bem específica e atende as necessidades diárias da vida de quem mora nestas localidades” frisou o secretário.
Na Escola Zeferino José Lopes, já foi assinado o contrato para a construção de uma quadra esportiva para a comunidade do Morro Calçado, sendo que as obras devem iniciar ainda esta semana.
No bairro Ulisses de Abreu, a Escola Cônego João Marchesi terá todo o cercamento e quadra poliesportiva, serviço já iniciado o ano passado.
Quem receberá uma reforma geral e ampliação será a Ernesto Dornelles, na Vila Boeira. O projeto está concluído e sendo encaminhado para em licitação.
O ginásio da Dante Bertoluci, no São Luiz; e a transferência da sala de informática em um espaço do pré na Severino Travi, no Distrito Industrial também são serviços a serem realizados pela equipe da de manutenção da Secretaria de Educação, que trabalha nesta semana em reparos na Bertholdo Oppitz (São Lucas) e Cônego João Marchesi, (Ulisses de Abreu).
GRANDES OBRAS
As obras de maior impacto serão a EMEI Tio Beto e a nova escola Santa Terezinha. Para possibilitar estes investimentos a Secretaria deverá encaminhar para Câmara, para a devida análise, um projeto de lei que permute terrenos do município por área construída, destinadas justamente para a edificação destas duas escolas.
“Quando não temos recursos financeiros em caixa, temos que buscar soluções diferentes para atender as demandas que se apresentam. Esta é a tônica da gestão pública: buscar soluções de futuro sem ficar lamentando o passado ou os problemas do presente”, finaliza Tegner.
Fotos: Mauam Ferraz