O Prefeito Constantino Orsolin apresentou no final da tarde de ontem (10), o Projeto da Rota Panorâmica aos parlamentares da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional.
O objetivo do encontro é que os deputados federais e senadores votem a favor de uma emenda de bancada incluindo este projeto no Orçamento Geral da União em 2018.
A votação dos projetos que serão apoiados pela bancada gaúcha serão conhecidos na próxima quarta-feira (18), ocasião em que os parlamentares se reúnem novamente e apontam os eleitos que contarão com a indicação.
O Prefeito Constantino retornou ao município na tarde de hoje (11) e destacou o grande trabalho feito em cinco oportunidades, onde se visitou todos os gabinetes dos parlamentares gaúchos. “O mérito está neste trabalho, realizado por mim, pelos servidores da prefeitura, vereadores e empresários. Na terça-feira apenas oficializamos a proposta. Eu tenho uma expectativa muito grande que a solicitação de emenda seja aceita e passe a fazer parte do orçamento em 2018, onde vamos iniciar uma nova luta para se buscar os recursos que se precisa”, ponderou Orsolin.
Outro ponto bastante valorizado pelos deputados e senadores foi o grande número de e-mals enviados aos parlamentares. “Com cada um que falei, eles comentavam sobre os e-mails solicitando apoio. Isso sim é a união em busca de um ideal”, finalizou o prefeito.
A BANCADA
A bancada gaúcha é formada pelos deputados federais Afonso Hamm (PP), Afonso Motta (PDT), Alceu Moreira (PMDB), Bohn Gass (PT), Cajar Nardes (PR), Carlos Gomes (PRB), Covatti Filho (PP), Danrlei de Deus (PSD), Darcísio Perondi (PMDB), Giovani Cherini (PR), Heitor Schuch (PSB), Henrique Fontana (PT), Jerônimo Goergen (PP), João Derly (REDE), José Fogaça (PMDB), José Otávio Germano (PP), Jose Stédile (PSB), Luis Carlos Heinze (PP), Mauro Pereira (PMDB), Marco Maia (PT), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT), Onyx Lorenzoni (DEM), Osmar Terra (PMDB), Paulo Pimenta (PT), Pepe Vargas (PT), Pompeo de Mattos (PDT), Renato Molling (PP), Ronaldo Nogueira (PTB), Sérgio Moraes (PTB), Yeda Crusius (PSDB) e os senadores Paulo Paim (PT), Ana Amélia Lemos (PP) e Lasier Martins (PSD).
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO
Empresários e autoridades de Canela e Três Coroas destacam a importância da pavimentação de 23 quilômetros que interliga a Rodovia Arnaldo Oppitz (Canela) com a ERS – 115 (três Coroas).
“A rota panorâmica será a grande fomentadora e incentivadora do desenvolvimento do turismo e da agroindústria no município de Canela, Três Coroas e região.”
Alexandre Dapper, presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela
“A conclusão da rota panorâmica beneficiará ainda mais o turismo na nossa região, diversas cidades serão beneficiadas e a economia com certeza crescerá cada vez mais.”
Angelo Sanches, Secretário de Turismo de Canela
“Tanto na parte do turismo rural, como também para o agronegócio é de extrema importância para o município de Três Coroas essa pavimentação.”
Eraldo Araujo, Secretário Indústria, Comércio, Turismo e Desporto
“A rota panorâmica será uma nova alternativa para a comunidade canelense, os visitantes e principalmente para os empresários que possuem negócios ao longo do trajeto, pois valorizará os estabelecimentos já existentes e fomentará novos empreendimentos na região.”
Marcelo Drehmer, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Canela
“A ERS 115 está saturada e eu vejo uma grande necessidade para a região a construção dessa rota para todos nós.”
Orlando Teixeira, Prefeito de Três Coroas
“A Rota Panorâmica é uma estrada estratégica para a mobilidade urbana de toda a região. A conquista de recursos para pavimentação desta rota aumenta o fluxo turístico, fortalece as empresas turísticas existentes, dá oportunidade de criação e implementação de novos empreendimentos, gera empregos, renda e retorno social, ambiental e econômico aos dois municípios”.
Constantino Orsolin, Prefeito de Canela
OS EMPREENDIMENTOS
A conquista de recursos para pavimentação da rota panorâmica consolidará os atrativos e serviços turísticos existentes no trajeto como Alpen Park, Vinícola Jolimont, Alambique Flor do Vale, Pousada La Finestra, Vinícola Granja da Telha, Água Mineral Hortênsias, Monã Centro de Estudos Ambientais, Parque das Laranjeiras, Raft Adventure, Brasil Raft Park e Parque do Kiko.
Além de fomentar o desenvolvimento de novos negócios nesta rota turística e seu entorno como o Paradouro Rural, Parque das Corredeiras, Casa Don Inácio Sul, dentro outros.
Foto: Eduardo Macedo