A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde começou, nesta quarta-feira (22), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. As primeiras doses do imunizante, que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, foram aplicadas em idosas e colaboradores do Oásis Santa Ângela. Foram vacinadas moradoras da instituição e colaboradores.
Responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, Magali Dell Valle Cavinatto destaca que assim que o município receber novas doses serão aplicados em idosos com 70 anos ou mais, imunocomprometidas, indígenas e quilombolas. O cronograma de vacinação será divulgado posteriormente.
Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter concluído o esquema primário (D1 e D2) com a vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca). O intervalo mínimo entre a segunda dose monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de, no mínimo, quatro meses.
PFIZER PEDIÁTRICA
Segue na terça-feira (28.2) de vacinas da Pfizer Pediátrica para atualização do calendário vacinal de crianças de 5 a 11 anos. Os imunizantes são destinados exclusivamente para a aplicação da 2ª dose ou 1º reforço dos pequenos. As vacinas da Pfizer Pediátrica estarão disponíveis apenas na UBS – Unidade Básica de Saúde Central. O horário de imunização é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Vale lembrar que é obrigatório apresentar o Cartão SUS e o CPF da criança, além da presença de um responsável.
ADULTOS E ADOLESCENTES
Já a imunização dos adultos e adolescentes segue ocorrendo sempre nas terças-feiras, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), também das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.
Estão disponíveis vacinas para os seguintes públicos:
– 2º reforço para pessoas com 40 anos ou mais;
– 1º reforço para adolescentes;
– Para profissionais da saúde e pessoas de 18 a 39 anos de idade com comorbidades;
– 1ª dose apenas para crianças de seis meses a 4 anos de idade.