Durante toda a semana do dia 20 de novembro, a EMEIEF Severino Travi promoveu uma exposição de trabalhos sobre a história e a cultura dos povos pretos e indígenas no Brasil.
Os alunos Pietro Deon Braga, 14, e Pietro Vieira, 13, ambos do oitavo ano, foram os guias do passeio. Com trabalhos de todas as turmas da escola, a exposição inicia por uma linha do tempo contando a história da escravidão brasileira e de tribos indígenas originárias. Os estudantes menores, do 1° ao 4° ano, foram responsáveis por belos trabalhos com argila, confecção de máscaras africanas e até mesmo desenhos sobre a conscientização da data.
O trabalho da equipe escolar foi bastante amplo, com música, brincadeiras, vestuário, culinária, literatura, histórias e arte.“Eu aprendi muitas coisas novas com esses trabalhos. A curiosidade que eu mais gostei, foi sobre a culinária, não fazia ideia que o arroz doce era de origem africana, por exemplo”, conta Pietro Deon Braga.
Toda grade curricular foi trabalhada nessa iniciativa , uma atividade verdadeiramente transdisciplinar para auxiliar no entendimento da realidade brasileira e dos nossos povos originários. “É bom aprendermos sobre a história desses povos para acabar com o preconceito. Só estudando tudo que aconteceu até aqui, que não iremos repetir os erros”, relata Pietro Vieira.