O secretário Ângelo Sanches e a diretora de Projetos e Eventos, Camila Pavanatti, ambos da secretaria de Turismo e Cultura de Canela estão em Brasília de 3 a 5 de maio. Na primeira agenda estiveram com o ministro do Tribunal de Conta da União (TCU), Augusto Nardes, articulando a ajuda de um “Decreto de Governança” para o município. Para este trabalho o ministro virá a cidade para palestrar sobre governança que é a capacidade de liderar, enxergar o todo, o conjunto, como organizar isso. É uma visão macro. No evento, ainda sem data marcada, municípios da região serão convidados a participar.
No Palácio do Planalto, a analista técnica Marta Feitosa e Mário Nascimento, receberam Ângelo e Camila que solicitaram apoio na capacitação e investimento nessas qualificações para o trade turístico de Canela. “Estamos tentando projetos especiais financiados pelo Governo Federal”, destacou o secretário.
Com o secretário nacional de Cultura do governo federal, Mário Frias, defenderam o apoio da Lei Rouanet aos eventos da cidade de Canela e outros acontecimentos que a secretaria vem planejando.
Na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o presidente Carlos Brito, recebeu Ângelo que também é presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e uma comitiva do Rio Grande do Sul que defenderam a promoção turística de Canela e região das hortênsias, junto com a região das missões, para os eventos nacionais e internacionais em parceria com a Embratur.
Com o presidente da Emater/RS Geraldo Sandri foi feito uma parceria com georreferenciamento das propriedades rurais com apoio da Brigada Militar. Além disso foi tratado a viabilização de roteiros turísticos rurais.
Com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni , a pedido do prefeito Constantino Orsolin foi solicitado o apoio junto ao Ministério do Turismo para a viabilidade de investimentos para a urbanização, infraestrutura e mobilidade a novos pontos turísticos de Canela. Neste encontro também esteve presente Mário Nascimento, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que apoia muito os investimentos turísticos integrado do Estado.