A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu uma ação na manhã de terça-feira (13), capitaneada pelo secretário titular da pasta, Jackson Müller, com o objetivo de apresentar aos vereadores canelenses as novas instalações para tratamento da água e esgoto no município. Estiveram presentes na visita os vereadores Roberto Grulke, Carla Reis, Alfredo Schaffer, José Vellinho Pinto e Emília Fulcher, além de diretores e técnicos da Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento e do secretário de Governança, Marcelo Savi.
O tour iniciou pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Terezinha, localizada no bairro Celulose. A ETE compreende a bacia do arroio Santa Terezinha, que é um dos afluentes do arroio Caracol e quando estiver com sua total capacidade de operação será responsável pelo tratamento de cerca de 40% do esgoto gerado no município. Na ocasião, o secretário titular da pasta, Jackson Müller, explicou que a ETE Santa Terezinha foi desenvolvida para funcionar no sistema de flotação, sendo uma das mais modernas do país. “É um ganho em tecnologia que proporcionará melhoras consideráveis nos índices gerais de saneamento. Isso é investimento em saúde pública e proteção ambiental”, avalia Jackson.
ESTAÇÕES DESCENTRALIZADAS
Na sequência a comitiva visitou as ETE’s dos bairros São Lucas e Chacrão, que estão sendo instaladas por meio de uma parceria entre a Corsan e a Administração Municipal. As estações descentralizadas atenderão regiões específicas da cidade, atendendo comunidades com grande população e viabilizando a instalação de novos empreendimentos. “São estações com capacidade de adequação a realidade de cada microbacia, de cada bairro. Com estes equipamentos vamos proporcionar a qualificação das estruturas de saneamento”, projeta o secretário Jackson Müller. As estações devem entrar em funcionamento nos próximos meses e com isso a estimativa é de que Canela atinja a marca de 60% de esgoto tratado no município. “É uma grande conquista para a comunidade, que terá contribuição direta para melhora dos indicadores de saúde pública”, destaca Jackson Müller.
O tour foi encerrado com uma visita na Unidade de Separação, Triagem e Transbordo de Resíduos e nas obras do Centro Municipal de Proteção dos Animais de Canela.