A Prefeitura de Canela acata a decisão do Governo do Estado que coloca a região de Caxias do Sul – a qual Canela pertence – em bandeira preta, risco altíssimo na disseminação do coronavírus, no Modelo de Distanciamento Controlado.
Em live no final da tarde de hoje (22), o governador Eduardo Leite falou das novas regras de restrições à circulação de pessoas em todo o Estado, que desde sábado valem das 22h às 5h, e que serão antecipadas para as 20h, a partir de amanhã (23) e valem até o dia 1° de março.
Devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.
As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de telentrega. A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.
Educação na bandeira preta
O governo do Estado acatou pedido dos prefeitos para a manutenção das aulas presenciais na bandeira preta para a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, considerando a dificuldade que os pais encontram por não ter com quem deixar os filhos quando saem para trabalhar e a dificuldade de efetiva alfabetização das crianças em aulas virtuais.
Em Canela, a educação infantil volta a partir de amanhã (23), já os primeiros e segundos anos do ensino fundamental a partir de segunda-feira (1º).
Para os demais níveis de ensino, as atividades presenciais seguem proibidas na bandeira preta. A Secretaria de Educação de Canela informa que na sexta-feira (26), acontece a entrega de atividades pelo site wwwcanelaeduca.com.br ou podem ser retiradas também em cópia física nas escolas.
Para a retirada dos trabalhos nos educandários serão seguidos todos os protocolos de distanciamento e prevenção.
Persistindo a vigência da bandeira preta, a entrega das mesmas acontecerá todas as segundas-feiras das 8h às 11h nas escolas, e disponível também no site.
Mais informações 32825150.
* As mudanças, tanto no horário de suspensão das atividades, como do funcionamento das escolas, devem ser publicadas em decretos do Governo Estadual ainda nesta segunda-feira (22), para que possam valer a partir de terça (23).