Canela é a primeira cidade da região a oferecer este serviço na rede municipal de ensino
O Programa de Triagem Auditiva Escolar “Ouvir para Aprender” recomeçou as atividades nesta segunda-feira (15), na Escola Municipal Dante Bertoluci.
A Triagem Auditiva Escolar consiste em avaliações com objetivo de identificar possíveis alterações auditivas nas crianças em idade escolar. O Programa foi idealizado pelas fonoaudiólogas Priscilla Xavier Machado Toledo e Ana Paula Bazzan Cardoso, profissionais atuantes há mais de 12 anos em Canela e Gramado.
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Canela, aderiu ao Programa em 2018, dando continuidade em 2019 levando em conta os benefícios na prevenção da saúde dos estudantes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2018, estima-se que 466 milhões de pessoas no mundo apresentem algum tipo de problema auditivo. Desta forma é fundamental que sejam aplicadas medidas de atenção e prevenção a saúde auditiva.
No caso de crianças em idade escolar esta atenção deve ser redobrada, conforme relatam as a Fonoaudiólogas Priscilla e Ana Paula: “A audição é sentido fundamental para o desenvolvimento da fala e linguagem e alterações neste sentido podem atrasar este desenvolvimento. Além disso, crianças que não escutam perfeitamente são mais propensos a apresentarem dificuldades de aprendizagem, pois estão com suas habilidades auditivas comprometidas ocasionando baixo rendimento escolar. A Triagem Auditiva realizada em alunos de 1º ano serve como importante ferramenta de apoio, visto que é neste ano que deve acontecer a alfabetização e consolidação dos processos de leitura e escrita”.
O Ministério da Saúde recomenda a realização de avaliações auditivas em crianças em idade escolar, sendo que a Triagem Auditiva em Escolares faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
O Secretário Municipal de Educação Gilberto Tegner ressalta que “Canela é a primeira cidade da região a oferecer este serviço na rede municipal de ensino e está realizando pelo segundo ano, além disso é mais um diferencial para os alunos do turno integral iniciado este ano”.
Em 2018, foram realizadas 304 triagens auditivas em alunos do 1º ano do ensino fundamental da rede municipal, sendo que 71 crianças apresentaram problemas auditivos e foram encaminhados para tratamento com Otorrinolaringologista da Secretaria Municipal de Saúde que também é parceira do programa, valorizando a importância das ações em rede.
Participarão das avaliações todos os alunos dos 1º anos da rede municipal de ensino.