Foto: Théo Reis
A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela entregou no sábado (10), camisetas ao Grupo de Capeira Liberdade, que realiza atividades nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), dos bairros Canelinha e Santa Marta, além do Centro Social Padre Franco.
O ensino da capoeira nos Cras surgiu de uma necessidade de introduzir a cultura, esporte e lazer nas comunidades mais carentes e através da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, se utiliza uma grande oportunidade de integração entre diferentes componentes como, história, educação física e música. Este trabalho visa colocar de forma clara e objetiva, os benefícios que a capoeira pode trazer no processo educacional de crianças e adolescentes, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, noção tempo e espaço, além de disciplina e trabalho em grupo.
O Projeto de Capoeira é destinado a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de ambos os sexos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Busca desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, tentando mostrar que a prática da capoeira é um esporte saudável e propagando acultura da paz e não da violência.
O trabalho de capoeira é coordenado pelo professor Luis Carlos.
BATIZADO E TROCA DE CORDAS
Comemorando a Semana Afro em Canela, o Grupo de Capoeira Liberdade realiza no dia 17 de novembro, a partir, das 14h, o Batizado de cordas, na Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP.
A oficina de Capoeira nos CRAS está realizando o batizado e troca de corda, uma festa cultural onde se une todos os bairros atendidos. São crianças, jovens e adolescentes que receberão a sua Graduação de Capoeira, uma conquista depois de 12 meses de treino e dedicação a cultura.
Além disso acontece uma oficina ministrada pelo instrutor Luis Carlos (mano), onde se trabalha com mais alunos, a ética, valores, música brincadeira e resgate histórico.
Programação
17/11
14h – Curso de Toques de Berimbau co Mestre Chocolate
Local: Gazebo Cultural
16h – Berimbalada no centro da cidade
16h30 – Roda de Campeira na Igreja Matriz
20h – Sarau e apresentações na Gazebo Cultural
18/11
10h – Roda de Capeira na Igreja Matriz
14h – Batizado e troca de cordas na Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP. Entrada um produto de limpeza que será revertido para escola.