UTI Covid-19 do HCC entra em funcionamento nesta quinta-feira

12/08/2020

O Hospital de Caridade de Canela (HCC) coloca em funcionamento nesta quinta-feira (13) a UTI Covid-19. Com apoio da comunidade e da Prefeitura de Canela, a comissão de intervenção habilitou cinco leitos temporários específicos para atendimento de casos de coronavírus. O investimento total aproximado foi de R$ 785 mil. Os custos com equipamentos e melhorias estruturais foram bancados pelo poder público e pela iniciativa privada. O HCC também implantou outros quatro leitos de suporte ventilatório na nova ala. O investimento mensal para manutenção da estrutura e da equipe profissional da UTI Covid-19 é estimado em R$ 450 mil.

Além da campanha da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), que arrecadou R$ 115 mil com o empresariado e intermediou a vinda de três respiradores ao custo de R$ 180 mil, a comissão de intervenção do HCC recebeu apoio de diversas empresas locais para a compra dos equipamentos necessários.

O interventor do HCC, Luiz Claudio da Silva, destaca que a implantação da UTI Covid-19 foi uma meta traçada pela administração e abraçada pela comunidade canelense. “Para habilitar a UTI, não foi necessário apenas investir em equipamentos. Tivemos toda a parte de documentação e formação da equipe profissional. A conquista da UTI Covid é motivo de orgulho para a administração municipal, comissão de intervenção e comunidade canelense, que demonstrou comprometimento com a causa”, comemora.

UM LEGADO PARA CANELA

Para Luiz Claudio, a unidade vai representar um legado para o hospital. “Os equipamentos poderão ser utilizados futuramente após a pandemia. Nosso hospital sairá fortalecido de uma grave crise de saúde”, afirma. O presidente da ACIC, Ronaldo de Paula, comemora o resultado da campanha. “No início, não acreditaram que conseguiríamos. Foi difícil arrecadar dinheiro com o comércio fechado pela pandemia. Quando conseguimos a adesão do Sicredi, que doou R$ 19,4 mil, a situação começou a mudar. Mais empresas contribuíram por acreditar no projeto. Foi um trabalho conjunto com outras entidades, empresários e pessoas físicas”, agradece Ronaldo.

Last modified: 12/08/2020