Prefeitura Municipal de Canela

Dia D contra a Influenza é suspenso pelo Ministério da Saúde

04/05/2020

O Dia D contra a Influenza (H1N1), que aconteceria neste sábado (9) para marcar o início da terceira fase da campanha nacional, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. A nova etapa começará segunda-feira (11), quando a vacina estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

O Governo Federal alega que a mudança é necessária em função do momento de propagação da covid-19 no país e da disponibilidade de vacinas contra a Influenza pelo Instituto Butantan, cuja produção chega aos municípios enviada pelos governos estaduais. Por enquanto, não há nova data programada.

Na terceira fase, mesmo com novos grupos de risco específicos, podem ainda buscar a vacina os das etapas anteriores, como idosos e profissionais de saúde (primeira fase) e os da segunda fase: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos em medida socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas de transportes de coletivos e portuários.

Importante: portadores de doenças crônicas devem levar algum comprovante, como a receita de uso de medicação contínua. Já nos motoristas não estão incluídos os de transporte por aplicativo, a não ser que tenham entre 55 e 59 anos.

A vacinação acontecerá nas unidades básicas de saúde Central, Centro Materno Infantil e nas dos bairros Santa Marta, Leodoro de Azevedo, São Luiz e Canelinha. Todas abrem às 7h, mas a aplicação das doses será a partir das 7h30.

“Nós ultrapassamos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde na primeira fase, até porque se tratava de idosos motivados por todo o contexto do novo coronavírus. Nesta segunda fase o movimento diminuiu, mas a próxima – com crianças e professores – deve acentuar novamente a movimentação nas unidades”, acredita o secretário municipal de Saúde Vilmar Santos.

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A INFLUENZA – CANELA

Dados inseridos até 30 de abril, no portal Datasus do Governo Federal:

Idosos – 4.614

Trabalhadores da saúde – 673

População privada de liberdade – 79

Funcionários do sistema prisional – 16

Caminhoneiros – 127

Profissionais das forças de segurança e salvamento – 55

Trabalhadores do transporte coletivo – 27

Crianças – 03

Indígenas – 10

Professores – 02

TOTAL – 5.606

Texto e foto: Márcio Cavalli

Last modified: 04/05/2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support