CAPS atendeu 5.729 pacientes no primeiro semestre deste ano

25/11/2019

O CPAS (Centro de Atendimento Psicossocial), localizado no bairro Canelinha, presta assistência importante para a comunidade. O foco é a saúde mental, nos cuidados quanto a neuroses graves, psicoses e dependência química, com acolhimento a crianças, jovens, adultos e idosos.

Também são realizados trabalhos em escolas, junto aos professores da rede pública, além de visitas domiciliares, consultas, oficinas em grupo e outras ações. Realização de testes rápidos e aplicação de medicamentos em pacientes crônicos estão incluídos na rotina de atendimento.

No CAPS, trabalham uma enfermeira, uma psicóloga, uma estagiária de psicologia; três psiquiatras e uma serviços-gerais; dois oficineiros, uma assistente social e uma coordenadora administrativa. “É o único serviço de Canela que atende toda a demanda”, conta a enfermeira Caline Andrade.

E essa demanda significou, no primeiro semestre, em 5.729 procedimentos somente no primeiro semestre deste ano. No atendimento individualizado, foram 2.729 os assistidos.

Segundo Caline, diferentemente dos demais trabalhos durante o dia, dependentes químicos e familiares têm encontro às quintas-feiras à noite, justamente porque esse é um problema a atingir o lar por inteiro.

“É um serviço vinculado ao Ministério da Saúde, mas que é oferecido pelo Município. Sabemos da importância de toda a rede de atendimento para as pessoas e famílias que precisam de apoio, e o poder público confia na capacidade dos profissionais envolvidos”, comenta o secretário de Saúde de Canela, Vilmar Santos.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem fechar ao meio-dia. Para mais informações, ligue para o telefone (54) 3282.5159.

ATENDIMENTOS ESPECÍFICOS

Segundas-feiras – alcoolistas

Terças-feiras – pacientes crônicos estáveis

Quartas-feiras – pacientes crônicos mais graves