Prefeitura Municipal de Canela

CAPS atendeu 5.729 pacientes no primeiro semestre deste ano

25/11/2019

O CPAS (Centro de Atendimento Psicossocial), localizado no bairro Canelinha, presta assistência importante para a comunidade. O foco é a saúde mental, nos cuidados quanto a neuroses graves, psicoses e dependência química, com acolhimento a crianças, jovens, adultos e idosos.

Também são realizados trabalhos em escolas, junto aos professores da rede pública, além de visitas domiciliares, consultas, oficinas em grupo e outras ações. Realização de testes rápidos e aplicação de medicamentos em pacientes crônicos estão incluídos na rotina de atendimento.

No CAPS, trabalham uma enfermeira, uma psicóloga, uma estagiária de psicologia; três psiquiatras e uma serviços-gerais; dois oficineiros, uma assistente social e uma coordenadora administrativa. “É o único serviço de Canela que atende toda a demanda”, conta a enfermeira Caline Andrade.

E essa demanda significou, no primeiro semestre, em 5.729 procedimentos somente no primeiro semestre deste ano. No atendimento individualizado, foram 2.729 os assistidos.

Segundo Caline, diferentemente dos demais trabalhos durante o dia, dependentes químicos e familiares têm encontro às quintas-feiras à noite, justamente porque esse é um problema a atingir o lar por inteiro.

“É um serviço vinculado ao Ministério da Saúde, mas que é oferecido pelo Município. Sabemos da importância de toda a rede de atendimento para as pessoas e famílias que precisam de apoio, e o poder público confia na capacidade dos profissionais envolvidos”, comenta o secretário de Saúde de Canela, Vilmar Santos.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, sem fechar ao meio-dia. Para mais informações, ligue para o telefone (54) 3282.5159.

ATENDIMENTOS ESPECÍFICOS

Segundas-feiras – alcoolistas

Terças-feiras – pacientes crônicos estáveis

Quartas-feiras – pacientes crônicos mais graves

Quintas-feiras – pacientes com transtornos mentais leves e adolescentes

Quintas-feiras à noite – encontro com dependentes químicos e familiares

Last modified: 25/11/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support