Prefeitura de Canela lança editais de coleta seletiva, disposição final, transporte de resíduos e separação e triagem de lixo

25/09/2019

A Prefeitura de Canela lançou, na sexta-feira (20), o edital de licitação para contratação de empresas que, ao longo dos próximos cinco anos, prestarão serviços de coleta seletiva, disposição final, transporte de resíduos e separação e triagem de lixo.

A licitação será feita no modelo de pregão presencial, com abertura prevista para 9 de outubro. Nesse modelo, vencerá a empresa que for habilitada a prestar os serviços pelo menor custo mensal.

Os editais estão dividindo os serviços em quatro lotes:

Coleta Seletiva – Lixo: Contratação dos serviços de empresa especializada para execução da coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos recicláveis (lote 1), orgânicos compostáveis e rejeitáveis (lote 2), especiais (lote 3) e verdes (lote 4) gerados no município de Canela e disponibilização de 100 contêineres (lote 5), totalizando os custos das planilhas em R$ 277.662,35 mensais.

Disposição Final – Lixo: Contratação do serviço disposição final ambientalmente adequada dos resíduos e rejeitos gerados a partir do gerenciamento dos resíduos urbanos coletados no município de Canela. Valor da planilha de R$ 83.300,00 mensais.

Transporte de resíduos: Contratação do serviço de transporte com recipientes estanques para disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos gerados a partir dos procedimentos coleta e processamento dos resíduos sólidos provenientes do serviço de limpeza pública no município de Canela. Valor da planilha de R$ 42.038,20 mensais.

Separação Triagem de Lixo: Contratação dos serviços, pessoal e equipamentos, para separação, triagem e comercialização dos seletivos recicláveis e do processamento dos orgânicos através de compostagem ou método compatível e transbordo dos rejeitos, ampliando-se progressivamente o percentual direcionado para a reciclagem e reduzindo os quantitativos remetidos para o aterro. Valor da planilha de R$ 68.369,90 mensais.

O Secretário de Meio Ambiente, Trânsito e Mobilidade Urbana, Jackson Müller destaca que os novos editais buscam incorporar conceitos modernos para a gestão integrada de resíduos sólidos, com atenção especial as disposições da política nacional de resíduos sólidos e particularidades locais. Para o Jackson, os novos editais buscam a qualificação dos procedimentos visando a redução dos custos para transporte e destinação final dos resíduos, criando bonificações para os empreendimentos que ampliam a recuperação dos materiais gerados nos serviços de limpeza pública.

Last modified: 25/09/2019