Secretaria de Meio Ambiente inicia avaliações da qualidade das águas

16/09/2019

Equipe realizou coletas no Sistema Salto, Blang e Divisa

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), com apoio da Empresa Rio Jordão, Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) e Clube Náutico do Salto iniciaram no sábado (14) os estudos para monitoramento da qualidade das águas do Sistema Salto, Blang e da Divisa.
As ações realizadas no dia fazem parte das estratégias definidas pela Secretaria para avaliação da presença de poluentes e pesticidas na água captada para abastecimento no município de Canela e que são fornecidas também para Gramado.

A equipe percorreu aproximadamente 17 quilômetros pelo interior do Sistema Salto, realizando a coleta de quatro amostras para avaliação de parâmetros analítico e da presença de pesticidas. Foram recolhidas amostras de sedimento e água, além de organismos indicadores da qualidade do ambiente que serão remetidas para avaliação em laboratório credenciado. Os resultados serão apresentados para a Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente e Comitê Caí.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Canela, o biólogo Dr. Jackson Müller as atividades foram importantes para mapeamento e identificação de pontos críticos para avaliação da poluição por agrotóxicos, além da avaliação das condições ambientais do Salto, uma vez que a água utilizada no abastecimento de Canela é proveniente do Sistema.
A equipe de técnicos, policiais militares e agentes públicos deve realizar as avaliações no “Sistema Blang e Divisa” nos próximos dias. O Secretário Jackson agradeceu ao apoio e colaboração dos demais colegas Artur Pacheco, secretário adjunto de Assistência Social e Álvaro Grulke, secretário adjunto da Fazenda pelo apoio no fornecimento dos equipamentos, bem como da Empresa Rio Jordão, da PATRAM e do Clube Náutico do Salto. Integrantes do CONDEMA também participaram da atividade.
O Prefeito Constantino Orsolin participou do encontro e da avaliação dos resultados da primeira campanha de coletas realizado pela equipe envolvida.

Fotos: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente de Canela

Last modified: 16/09/2019