Saúde promoveu 1º Encontro sobre Feridas e Estomias de Canela

31/07/2019

O 1º Encontro sobre Feridas e Estomias de Canela aconteceu na terça-feira (30), na Câmara Municipal, pela manhã e à tarde. Além de agentes de saúde vinculados às Unidades Básicas de Saúde locais, participaram outros de municípios vinculados à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que exige

O evento tratou sobre temas técnicos (como a prevenção de lesões por pressão) ministrados por vários palestrantes. De acordo com a enfermeira Cristina de Moura, coordenadora do Ambulatório de Feridas na rede pública de saúde de Canela, há muitos casos relacionados a úlceras de perna e estomias (aberturas feitas na parede abdominal, por meio de colostomia, de pacientes com câncer), principalmente relacionados a idosos.

Atualmente, o Ambulatório de Feridas trata de 50 pacientes com úlceras de perna e de outros 19 oncológicos. Este ano, 11 usuários do SUS vieram a óbito após o fechamento das feridas – todos relacionados a alguma morbidade agravante (diabéticos ou que tiveram AVC, por exemplo). “Mas também já tivemos alta de 53 pacientes”, diz a enfermeira Cristina.

“Essa qualificação vem ao encontro do cuidado que esses pacientes devem receber por parte da rede pública de saúde. São casos merecedores de atenção especial”, comenta o secretário municipal de Saúde de Canela, Vilmar Santos.

Last modified: 31/07/2019