Prefeitura Municipal de Canela

Saúde promoveu 1º Encontro sobre Feridas e Estomias de Canela

31/07/2019

O 1º Encontro sobre Feridas e Estomias de Canela aconteceu na terça-feira (30), na Câmara Municipal, pela manhã e à tarde. Além de agentes de saúde vinculados às Unidades Básicas de Saúde locais, participaram outros de municípios vinculados à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que exige

O evento tratou sobre temas técnicos (como a prevenção de lesões por pressão) ministrados por vários palestrantes. De acordo com a enfermeira Cristina de Moura, coordenadora do Ambulatório de Feridas na rede pública de saúde de Canela, há muitos casos relacionados a úlceras de perna e estomias (aberturas feitas na parede abdominal, por meio de colostomia, de pacientes com câncer), principalmente relacionados a idosos.

Atualmente, o Ambulatório de Feridas trata de 50 pacientes com úlceras de perna e de outros 19 oncológicos. Este ano, 11 usuários do SUS vieram a óbito após o fechamento das feridas – todos relacionados a alguma morbidade agravante (diabéticos ou que tiveram AVC, por exemplo). “Mas também já tivemos alta de 53 pacientes”, diz a enfermeira Cristina.

“Essa qualificação vem ao encontro do cuidado que esses pacientes devem receber por parte da rede pública de saúde. São casos merecedores de atenção especial”, comenta o secretário municipal de Saúde de Canela, Vilmar Santos.

Last modified: 31/07/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support