Prefeitura Municipal de Canela

Cadie inaugurado em clima de festa junina no Distrito Industrial

01/07/2019

O Cadie está localizado na rua Julio Travi, 1500

O Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante (Cadie) teve sua inauguração na sexta-feira (28). Localizada no Distrito Industrial, a estrutura abriga uma proposta pedagógica oferecida no contraturno a estudantes inclusos de educação infantil, ensino fundamental e EJA em escolas regulares. O evento também apresentou o projeto Vida Mágica Florybal.

Crianças do projeto da Florybal com seu coral

O Município investe desde 2017 para proporcionar atividades de forma global aos estudantes, além de proporcionar atendimento especializado com equipe multiprofissional nas áreas de saúde e educação. O Cadie compreende: Laboratório Pedagógico, Espaço Brincar, Espaço Corpo e Movimento; Atendimento Educacional Especializado, Espaço Fala e Linguagem, Projeto Ler, Escrever e Comunicar, Projeto de Matemática, Projeto Emprego e Renda, Projeto Esporte e Saúde e sala de atendimento clínico.

Diretora do Cadie, Ângela Perotto de Oliveira, e o secretário Gilberto Tegner com crianças e jovens após o descerramento da placa

Participar do Cadie não é obrigatório, mas facultativo. Basta os pais ou responsáveis autorizarem o ingresso de crianças e jovens no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Segundo a diretora Ângela Perotto de Oliveira, que coordena o Cadie, o objetivo do trabalho é montar uma rede de proteção, criando oportunidades para cada estudante ser protagonista de sua história, à medida que avança em conteúdos básicos que deem visibilidade às suas potencialidades.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer Gilberto Tegner, presente à inauguração em nome do governo municipal, salientou a importância de o Cadie tornar-se uma proposta contínua ao longo dos anos, independentemente das administrações públicas que se alternarem no poder. “Esse espaço foi criado para crianças e jovens com alguma necessidade especial. Nós queremos enxergar cada detalhe para que possamos atender a todos mais cedo, chamando as famílias para o diálogo. Esse é um dos projetos mais importante do governo Constantino na área da educação”, disse Tegner.

VIDA MÁGICA FLORYBAL

O Instituto Social Florybal iniciou suas atividades em novembro de 2017 com o Projeto Vida Mágica Florybal, em Canela. Ele atende crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola, oferecendo gratuitamente cursos e oficinas de musicalização com canto-coral e instrumentos – flauta-doce, teclado, violino, violão, bateria e percussão, além de oficinas lúdicas de acrobacia em tecido, dança, teatro, artesanato, arte reciclagem e culinária.

Em 2018, o Projeto Vida Mágica atendeu 180 crianças e adolescentes de 5 a 18 anos das escolas municipais Ernesto Dornelles, Dante Bertoluci, Severino Travi, Barão do Rio Branco, Zeferino José Lopes, além da Casa Lar e do próprio Cadie.

Atualmente, as atividades envolvem 165 assistidos. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, como parceira, cede o espaço físico e o transporte das crianças e adolescentes, e é considerada fundamental para a continuidade do projeto.

A presidente do Instituto Social Florybal é Janete Mayer Cardoso, e a coordenadora técnica é a assistente social Cristiane Drumm Müller. Os cursos e as oficinas são desenvolvidos por sete educadores. Inclusive, há apoio de voluntários nos eventos e nas atividades de culinária, artesanato e desenho-grafite.

Além de oficinas e cursos que o Vida Mágica oferece, todas as crianças ganham lanche no turno em que participam do projeto. E também são desenvolvidas atividades que visam ao convívio social harmonioso, à amizade, ao companheirismo e aos valores éticos para que as crianças e adolescentes possam, efetivamente, exercer sua cidadania.

Last modified: 01/07/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support