Cadie inaugurado em clima de festa junina no Distrito Industrial

01/07/2019

O Cadie está localizado na rua Julio Travi, 1500

O Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante (Cadie) teve sua inauguração na sexta-feira (28). Localizada no Distrito Industrial, a estrutura abriga uma proposta pedagógica oferecida no contraturno a estudantes inclusos de educação infantil, ensino fundamental e EJA em escolas regulares. O evento também apresentou o projeto Vida Mágica Florybal.

Crianças do projeto da Florybal com seu coral

O Município investe desde 2017 para proporcionar atividades de forma global aos estudantes, além de proporcionar atendimento especializado com equipe multiprofissional nas áreas de saúde e educação. O Cadie compreende: Laboratório Pedagógico, Espaço Brincar, Espaço Corpo e Movimento; Atendimento Educacional Especializado, Espaço Fala e Linguagem, Projeto Ler, Escrever e Comunicar, Projeto de Matemática, Projeto Emprego e Renda, Projeto Esporte e Saúde e sala de atendimento clínico.

Diretora do Cadie, Ângela Perotto de Oliveira, e o secretário Gilberto Tegner com crianças e jovens após o descerramento da placa

Participar do Cadie não é obrigatório, mas facultativo. Basta os pais ou responsáveis autorizarem o ingresso de crianças e jovens no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Segundo a diretora Ângela Perotto de Oliveira, que coordena o Cadie, o objetivo do trabalho é montar uma rede de proteção, criando oportunidades para cada estudante ser protagonista de sua história, à medida que avança em conteúdos básicos que deem visibilidade às suas potencialidades.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer Gilberto Tegner, presente à inauguração em nome do governo municipal, salientou a importância de o Cadie tornar-se uma proposta contínua ao longo dos anos, independentemente das administrações públicas que se alternarem no poder. “Esse espaço foi criado para crianças e jovens com alguma necessidade especial. Nós queremos enxergar cada detalhe para que possamos atender a todos mais cedo, chamando as famílias para o diálogo. Esse é um dos projetos mais importante do governo Constantino na área da educação”, disse Tegner.

VIDA MÁGICA FLORYBAL

O Instituto Social Florybal iniciou suas atividades em novembro de 2017 com o Projeto Vida Mágica Florybal, em Canela. Ele atende crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola, oferecendo gratuitamente cursos e oficinas de musicalização com canto-coral e instrumentos – flauta-doce, teclado, violino, violão, bateria e percussão, além de oficinas lúdicas de acrobacia em tecido, dança, teatro, artesanato, arte reciclagem e culinária.

Em 2018, o Projeto Vida Mágica atendeu 180 crianças e adolescentes de 5 a 18 anos das escolas municipais Ernesto Dornelles, Dante Bertoluci, Severino Travi, Barão do Rio Branco, Zeferino José Lopes, além da Casa Lar e do próprio Cadie.

Atualmente, as atividades envolvem 165 assistidos. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, como parceira, cede o espaço físico e o transporte das crianças e adolescentes, e é considerada fundamental para a continuidade do projeto.

A presidente do Instituto Social Florybal é Janete Mayer Cardoso, e a coordenadora técnica é a assistente social Cristiane Drumm Müller. Os cursos e as oficinas são desenvolvidos por sete educadores. Inclusive, há apoio de voluntários nos eventos e nas atividades de culinária, artesanato e desenho-grafite.

Além de oficinas e cursos que o Vida Mágica oferece, todas as crianças ganham lanche no turno em que participam do projeto. E também são desenvolvidas atividades que visam ao convívio social harmonioso, à amizade, ao companheirismo e aos valores éticos para que as crianças e adolescentes possam, efetivamente, exercer sua cidadania.

Last modified: 01/07/2019