Trânsito Educativo: Maio Amarelo motiva palestras para estudantes da rede municipal

03/06/2019

O Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, promoveu uma série de palestras educativas a estudantes de oito escolas da rede pública municipal de Canela. Elas aconteceram até o final do mês passado, como parte do Movimento Maio Amarelo.

A proposta teve por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, por meio de ações coordenadas entre a sociedade civil e o poder público. Como a ação envolve vários segmentos da sociedade, em Canela o foco foi atingir crianças e jovens de 3º a 9º ano do Ensino Fundamental.

Participaram as escolas Bertholdo Opptiz (São Lucas), Severino Travi (São Rafael), Dante Bertoluci (São Luiz), Ernesto Dornelles (Celulose), João Alfredo Corrêa Pinto (Sesi) e Machado de Assis (Caracol). Na ocasião, cerca de 900 estudantes tiveram acesso às palestras e, mesmo com o fim do Maio Amarelo, as escolas Barão do Rio Branco (Saiqui) e Santa Terezinha acolherão os trabalhos.

O agente de trânsito José Márcio de Brito foi quem palestrou em sala de aula. Além de trabalhar noções como uso de cinto de segurança, proibição de falar ao celular, atravessar a faixa de pedestres, o servidor distribuiu materiais educativos alusivos ao Maio Amarelo, disponibilizados pelo Detran/RS. Um dos materiais consistia no Jogo dos 10 Erros, que induzia os estudantes a sinalizar posturas que colocavam a vida de pedestres em risco.

Brito atua com ações de trânsito educativo desde 2002, quando o trabalho como agente permite. “Isso está previsto no cronograma escolar. Várias professoras já trabalham alguma coisa, mas a gente sempre reforça. Essa geração, por causa da tecnologia, tende a ser melhores motoristas do que nós”, acredita o servidor. Inclusive, na quarta-feira (29), o agente de trânsito coordenou uma ação com ciclistas na Escola Municipal Severino Travo, no bairro São Rafael.

Conforme Jair Remonti, diretor do Departamento Municipal de Trânsito, a disposição do agente de trânsito e a maneira lúdica com que ele trabalhou foram determinantes para o sucesso da proposta. “As crianças serão os motoristas do futuro, e é importante educar desde já”, entende ele ao adiantar que a experiência fará com que o órgão elabore mais ações educativas nas escolas de Canela.

SOBRE O MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo trabalha a conscientização do trânsito em nível internacional, para diminuir os acidentes de trânsito. Devido à importância do tema, a ideia é chamar toda a sociedade. Este ano, o tema foi No trânsito, o sentido é a vida.

Maio foi o mês escolhido para a proposta porque foi justamente no dia 11 desse mês, mas em 2011, que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Last modified: 03/06/2019