Prefeitura Municipal de Canela

Trânsito Educativo: Maio Amarelo motiva palestras para estudantes da rede municipal

03/06/2019

O Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, promoveu uma série de palestras educativas a estudantes de oito escolas da rede pública municipal de Canela. Elas aconteceram até o final do mês passado, como parte do Movimento Maio Amarelo.

A proposta teve por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, por meio de ações coordenadas entre a sociedade civil e o poder público. Como a ação envolve vários segmentos da sociedade, em Canela o foco foi atingir crianças e jovens de 3º a 9º ano do Ensino Fundamental.

Participaram as escolas Bertholdo Opptiz (São Lucas), Severino Travi (São Rafael), Dante Bertoluci (São Luiz), Ernesto Dornelles (Celulose), João Alfredo Corrêa Pinto (Sesi) e Machado de Assis (Caracol). Na ocasião, cerca de 900 estudantes tiveram acesso às palestras e, mesmo com o fim do Maio Amarelo, as escolas Barão do Rio Branco (Saiqui) e Santa Terezinha acolherão os trabalhos.

O agente de trânsito José Márcio de Brito foi quem palestrou em sala de aula. Além de trabalhar noções como uso de cinto de segurança, proibição de falar ao celular, atravessar a faixa de pedestres, o servidor distribuiu materiais educativos alusivos ao Maio Amarelo, disponibilizados pelo Detran/RS. Um dos materiais consistia no Jogo dos 10 Erros, que induzia os estudantes a sinalizar posturas que colocavam a vida de pedestres em risco.

Brito atua com ações de trânsito educativo desde 2002, quando o trabalho como agente permite. “Isso está previsto no cronograma escolar. Várias professoras já trabalham alguma coisa, mas a gente sempre reforça. Essa geração, por causa da tecnologia, tende a ser melhores motoristas do que nós”, acredita o servidor. Inclusive, na quarta-feira (29), o agente de trânsito coordenou uma ação com ciclistas na Escola Municipal Severino Travo, no bairro São Rafael.

Conforme Jair Remonti, diretor do Departamento Municipal de Trânsito, a disposição do agente de trânsito e a maneira lúdica com que ele trabalhou foram determinantes para o sucesso da proposta. “As crianças serão os motoristas do futuro, e é importante educar desde já”, entende ele ao adiantar que a experiência fará com que o órgão elabore mais ações educativas nas escolas de Canela.

SOBRE O MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo trabalha a conscientização do trânsito em nível internacional, para diminuir os acidentes de trânsito. Devido à importância do tema, a ideia é chamar toda a sociedade. Este ano, o tema foi No trânsito, o sentido é a vida.

Maio foi o mês escolhido para a proposta porque foi justamente no dia 11 desse mês, mas em 2011, que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Last modified: 03/06/2019

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support