I CONCURSO DE TROVA CAMPEIRA DE CANELA

I – O I Concurso de Trova Campeira de Canela, integrante da Semana Farroupilha de Canela de 2019 e idealizado em alusão ao centenário do “Trovador dos Pampas” Gildo de Freitas, é aberto à participação de concorrentes de qualquer localidade, sem limite de idade.

II – O concurso acontecerá no dia 14 de setembro de 2019, a partir das 18 horas, no Espaço Canela Rural, anexo ao Centro de Feiras de Canela (rua Danton Corrêa da Silva, nº 746 – Centro).

III – As inscrições são gratuitas, feitas pelo e-mail imprensacanela@gmail.com, com o título CONCURSO DE TROVA CAMPEIRA, até as 23h59 do dia 9 de setembro de 2019, devendo os concorrentes informarem: nome completo, CPF, município e data de nascimento. A inscrição no concurso implica na aceitação automática das condições deste regulamento.

IV – O concorrente receberá e-mail de retorno confirmando sua inscrição. Caso não o receba em até dois dias após ter solicitado a inscrição, deverá entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (54) 9 9134 5646, com o curador da Semana Farroupilha de Canela.

V – Não serão aceitas inscrições após a data limite, nem a substituição de concorrentes posteriormente ou no dia do concurso.

VI – A premiação será: 1º lugar: 800,00; 2º lugar: R$ 500,00; 3º lugar: 300,00, livres de impostos.

VII – A modalidade em disputa será “Mi Maior de Gavetão”, com as seguintes regras:

a) serão sorteados dois concorrentes que disputarão no palco, com sorteio também do tema sobre o qual deverão trovar, e assim sucessivamente nos duelos de cada etapa;

b) o concorrente sorteado deverá se dirigir ao palco ao ser mencionado. Se estiver ausente, será eliminado e será realizado sorteio para novo competidor;

c) os trovadores deverão se apresentar pilchados;

d) cada participante interpretará 3 (três) sextilhas septissilábicas com interlúdio musical (uma só volta da gaita entre uma sextilha e outra, e duas voltas antes da primeira e a cada vez que a trova for interrompida, de cada um). O oponente repete o último verso para iniciar sua sextilha;

e) o júri será composto por pessoas em número ímpar;

f) todas as disputas serão um concorrente contra o outro, até que sobrem apenas dois para a finalíssima. Em cada etapa em que houver número ímpar de participantes, será feito sorteio com os perdedores da etapa anterior (repescagem), a fim de que forme dupla contra outro trovador;

g) ao final de cada duelo de trova, cada jurado manifestará imediatamente seu concorrente preferido, e o mais votado avança à próxima fase. A decisão do júri é soberana;

h) não poderão participar do concurso parentes até segundo grau dos responsáveis diretos pela organização da Semana Farroupilha de Canela e dos responsáveis pelas entidades e empresas apoiadoras do evento.

VIII – A organização disponibilizará gaiteiro para o acompanhamento das trovas.

IX – Os concorrentes deverão estar 30 minutos antes do início do evento para reunião com o curador da Semana Farroupilha de Canela, a fim de ajustar detalhes sobre as disputas.

X – Dependendo do número de participantes, poderão ocorrer mudanças durante o concurso, incluindo a continuidade no dia seguinte dependendo do número de inscritos, mediante ajustes entre os participantes e a organização.

XI – Os casos omissos serão resolvidos pela organização do evento.

Ângelo Sanches,

secretário municipal de Turismo e Cultura.

Tiago Melo,

diretor do Departamento Municipal de Cultura.

Márcio Cavalli,

curador da Semana Farroupilha de Canela.