Hospital de Canela amplia leitos e habilita UTI Covid-19

30/07/2020

O Hospital de Caridade de Canela (HCC) recebeu a homologação do Governo do Estado para o funcionamento da UTI Covid-19. Com a equipe médica definida, o treinamento dos profissionais deve iniciar na próxima segunda-feira (3).

Além de habilitar os cinco leitos de UTI Covid-19, a comissão de intervenção do HCC criou novos leitos de suporte ventilatório e de enfermaria. Ao todo, serão 20 leitos específicos para tratamento de covid-19.

O interventor do HCC, Luiz Cláudio da Silva, explica que a contratação da equipe precisou ser realizada apenas após a habilitação dos leitos. “Estamos com a equipe definida. Não podíamos contratar antes de ter a certeza da homologação dos leitos. Teremos profissionais experientes que irão contribuir com os mais jovens no atendimento da UTI. Após o treinamento, iremos colocar o serviço em operação. Nossa UTI Covid será realidade na próxima semana”, afirma Luiz Claudio.

NÚMERO DE LEITOS CRESCEU MAIS DO QUE A DEMANDA POR INTERNAÇÕES

Conforme o médico Maicon Antonio Carraro, o HCC ampliou o número de leitos para dar conta da demanda. Passou de oito para 20 leitos específicos para covid-19. Atualmente, o HCC está com 10 casos confirmados ou suspeitos da doença. “Temos os leitos na tenda e uma ala nova destinada aos pacientes infectados por coronavírus. O número de casos cresceu, mas a proporção de novos leitos supera a ocupação”, destaca Carraro.

O boletim epidemiológico de quarta-feira (29) contabilizou 16 casos de pacientes internados com covid-19 ou suspeitos. Importante frisar que 10 estão no HCC e os outros em hospitais de cidades da região. “Estamos avaliando alternativas para sempre que necessário suprir a demanda de atendimentos. O número de leitos cresceu muito mais do que a demanda de internações”, conclui o médico.

Fotos: Taís Berti

Last modified: 30/07/2020