Prefeitura Municipal de Canela

Número de atendimentos na tenda covid-19 do HCC dobrou em julho

27/07/2020

O número de atendimentos na tenda do Hospital de Caridade de Canela cresceu mais de 100% em julho. Até domingo (26), foram atendidos 1.021 pacientes com sintomas gripais contra 482 atendimentos registrados em junho. Em prevenção ao coronavírus, a tenda foi montada em 13 maio. No total, receberam atendimento desde o começo da pandemia 1.719 pessoas. O investimento mensal da Prefeitura de Canela – interventora da casa de saúde – para manter a tenda incluindo profissionais, equipamentos e medicamentos, é de aproximadamente R$ 120 mil. No entanto, não foi apenas o número de casos que cresceu. Somente no mês de julho foram aportados cerca de R$ 250 mil para manter a estrutura.

Com o aumento no número de casos, o HCC investiu para suprir a demanda. Para amenizar as filas, foi contratado um segundo médico exclusivo para a tenda, das 10h às 22h, nos horários de maior fluxo, e mais um médico 24 horas na tenda. Os pacientes, por vezes, precisam aguardar atendimento médico, de acordo com a classificação de risco.

Conforme protocolo definido pela Secretaria Municipal da Saúde, além do atendimento médico, todos os pacientes suspeitos recebem um kit de medicamentos. “Estamos permanentemente preocupados em garantir o atendimento, com a maior rapidez possível”, explica a advogada Adriana Seibel, da comissão de intervenção do HCC.

O interventor do HCC, Luiz Cláudio da Silva, observa que o aumento no número de atendimentos não pode ser confundido com colapso no sistema. “Existe, sim, o aumento no número de atendimentos, mas não enfrentamos colapso no HCC. Continuamos investindo e trabalhando diariamente para qualificar a estrutura do nosso hospital. É importante que a comunidade mantenha os cuidados com distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel”, frisa Luiz Cláudio.

Last modified: 27/07/2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support