Hospital de Canela trabalha para habilitar leitos de UTI Covid-19

24/06/2020

O Hospital de Caridade de Canela (HCC) está trabalhando para habilitar cinco leitos temporários de UTI específicos para tratar casos de covid-19. Com recursos federais, a comissão de intervenção adquiriu dois respiradores. O investimento foi de R$ 120 mil. Os equipamentos, que chegaram nesta quarta-feira (24), serão instalados na futura UTI Covid-19 e poderão ser usados pelo HCC após a pandemia. “São equipamentos nacionais que podem ser usados não apenas para tratamento de Covid-19. É um investimento que fica para o futuro”, afirma o interventor do HCC, Luiz Claudio da Silva.

Conforme o interventor, a habilitação dos leitos é buscada pela Prefeitura de Canela na Secretaria Estadual da Saúde. Além de mais três respiradores, são necessários equipamentos como macas, monitores cardíacos, bombas de infusão e outros. Silva observa que a comissão de intervenção do HCC está fazendo reformas físicas no hospital para receber os leitos temporários.

Segundo o interventor, a implantação dos leitos de UTI Covid-19 deve ser realizada em parceria com a iniciativa privada. “Quando assumi, recebi a determinação do prefeito Constantino Orsolin de que a UTI deveria ser prioridade. Existe um movimento da ACIC para custear três leitos, mas estamos trabalhando para colocar um total de cinco em funcionamento”, revela.

Texto e foto: Halder Ramos

Last modified: 24/06/2020