Prefeitos e secretários de Saúde da Serra debatem estratégias para sair da bandeira vermelha

17/06/2020

O prefeito Constantino Orsolin e a secretária de Saúde Patrícia Valle participaram, na manhã de hoje (17), de uma videoconferência com demais prefeitos e secretários de Saúde de cidades da Serra. O objetivo foi alinhar estratégias para melhorar os índices e sair da bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual.
Na ocasião, os prefeitos explanaram sobre as ações de combate à pandemia que foram adotadas pelos municípios e que fazem parte do cálculo definido pelo Estado, além das alternativas para aprimorar e aumentar a ofertas de leitos de UTI para a região.
O prefeito Constantino Orsolin falou que o encontro se concentrou no debate sobre os municípios que possuem leitos de UTI, mas que seria necessário também se analisar critérios e medidas adotadas pelas cidades menores. “Gramado vai credenciar mais oito leitos de UTI e queremos trabalhar na possibilidade de Canela ter acesso a esses leitos quando necessário”, ponderou.
A coordenadora regional de Saúde Tatiane Misturini Fiorio destacou que a regulação de leitos de UTI é na Central de Leitos e, com a pandemia, a solicitação será atendida no local mais próximo, com a liberação de leitos em Gramado para os pacientes serem removidos para a cidade vizinha. A notícia foi muito positiva para Canela, que anteriormente encaminhava, quando necessário, os pacientes a Caxias do Sul.
Como definição do encontro, foi constituído um comitê técnico que se reuniu, na sequência à videoconferência, para trabalhar novas alternativas que melhorarão os índices e possibilitarão a mudança da bandeira da região da Serra na próxima semana.

Last modified: 17/06/2020