Prefeitura Municipal de Canela

Gilberto Cezar participa da reunião da Amserra

30/04/2020

O vice-prefeito Gilberto Cezar, representando o prefeito Constantino Orsolin, e o secretário de Governança Vitor Müller participaram na manhã de hoje (30) da reunião da Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra, que aconteceu na Prefeitura de Gramado com os alcaides de: Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre; de Gramado, João Alfredo Bertolucci, de Nova Petrópolis, Regis Hahn; de Picada Café, Daniel Ruckert e de São Francisco de Paula, Marcus Aguzzolli. Na pauta do encontro, as ações de prevenção ao coronavírus.
A abertura dos hotéis foi consenso entre os presentes, mas, conforme orientação de profissionais de saúde pública, as operações poderão funcionar com até 50% da capacidade, sendo que cada unidade, após a ocupação, deve ser higienizada e ficar por sete dias sem hóspedes.

Uma série de normas será exigida, conforme decretos municipais a serem lançados. Em princípio, em Canela, Gramado e São Francisco de Paula a hotelaria estará autorizada a reabrir a partir do dia 8 de maio, dando alguns dias para que todos tenham tempo hábil para se adequar às exigências em relação às normas de higiene e proteção contra a Covid-19.

Os demais municípios – Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Picada Café e Santa Maria do Herval – devem liberar a hotelaria amanhã, dia 1º. Parques turísticos e museus também poderão reabrir, mediante adequação e cumprimento das normas, na mesma data da hotelaria.

As decisões serão mantidas caso não seja lançado decreto estadual com outros regramentos. Nova Petrópolis abrirá o Parque Aldeia do Imigrante também a partir de amanhã, dia 1º.

Alugueis por temporada, ginásios de esportes, bem como esportes em grupos, ou seja, com mais de duas pessoas, seguem suspensos. Os demais segmentos devem manter as regras de distanciamento e outras normativas dos decretos vigentes.

Em todos os municípios, o uso de máscara é recomendado e a fiscalização será bem rígida, sempre colocando como prioridade a saúde da população. Importante também salientar que as normas podem ser um pouco diferentes entre os municípios, respeitando sempre as realidades locais de cada um.
“Precisamos buscar o equilíbrio e buscar trabalhar em conjunto, inclusive na edição dos decretos, para que Canela e Gramado tenham o mesmo modelo de trabalho de combate ao vírus, restrições e flexibilizações, pois a nossa população é a mesma. Somos cidades conurbadas”, diz o vice-prefeito Gilberto Cezar.

Os prefeitos que fazem parte da Amserra salientam que aguardam novo decreto estadual para seguir a mesma linha de prevenção ao coronavírus.

Fonte: Estratégia Comunicação

Foto: Luciana Zanatta/Estratégia Comunicação

Last modified: 30/04/2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support