Mais de 1.000 doses em nova vacinação contra a H1N1

08/04/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Canela aplicou 1.130 doses contra a Influenza (H1N1), distribuídas pelo Estado, nesta quarta-feira (8), pela manhã. . A vacinação ocorreu em todas as unidades básicas de saúde: Central, Centro Materno Infantil e a dos bairros Santa Marta, Leodoro de Azevedo, São Luiz e Canelinha.

Fila no Centro Materno Infantil

Embora o número de doses seja exato, o de pessoas imunizadas pode variar um pouco para mais, já que um frasco da vacina pode garantir duas aplicações, dependendo da quantidade. Porém, a Vigilância Epidemiológica não efetuou a contagem de munícipes até esta divulgação.

A maioria das UBS’s registrou grande movimentação logo às 7 horas, com formação de filas. Já nas dos bairros São Luiz e Canelinha, a presença de público não foi tão intensa logo cedo; porém, a exemplo dos demais locais pela cidade, as doses acabaram ainda nas primeiras horas.

“Em anos anteriores, sobravam doses, e hoje as pessoas estão se atentando que a Influenza também pode ser fatal e é possível se imunizar, diferentemente do novo coronavírus”, compara o secretário municipal de Saúde Vilmar Santos.

Não há previsão de quando serão enviadas novas doses pelo Estado. A Secretaria Municipal de Saúde avisará, pela imprensa e por seus canais, sobre nova etapa de vacinação. Assim como nas etapas anteriores, a etapa desta quarta-feira teve como público-alvo idosos e trabalhadores da área da saúde.

Texto e fotos: Márcio Cavalli

Last modified: 08/04/2020