Raio-x do HCC já está em funcionamento

18/03/2020

O Hospital de Caridade de Canela deu início, segunda-feira (16), ao funcionamento de seu próprio raio-x. O serviço é executado pela empresa Sigma, que disponibilizará um técnico 24 horas, todos os dias da semana.

Com custo de R$ 265 mil, o aparelho é considerado uma conquista para a entidade. Por conta do serviço, haverá uma redução de despesas com transporte de pacientes a Gramado. Assim, o HCC poderá direcionar recursos para outros investimentos que são extremamente necessários.

Integrado com o sistema Diafix HF, o raio-x tem mesa flutuante e coluna porta-tubo para permitir comodidade e manejo. Com isso, é possível obter radiografias de qualquer parte do corpo, com o paciente em qualquer posição. Ainda na sexta-feira (13), a aposentada Julita Michaelsen Cavalli foi a primeira a ter suas radiografias feitas no HCC.

Controlado por microprocessadores, o gerador com tecnologia do raio-x, em alta frequência, melhora a qualidade da imagem e reduz doses de radiação aos pacientes. Ele também melhora a estabilidade do sistema e reduz o custo de manutenção, graças ao autodiagnóstico que indica erros, e possui circuitos de proteção contra superaquecimento.

Last modified: 18/03/2020