Prefeitura Municipal de Canela

Prefeito assina decretos com medidas contra o coronavírus

18/03/2020

O prefeito Constantino Orsolin assinou dois decretos com medidas para evitar o contágio por coronavírus. O primeiro, de nº 8.701, determina restrições a estabelecimentos e entidades religiosas e sociais de uso privado ou público. Com isso, locais como academias de ginástica, dança e natação; para cultos, bailes; museus e centros culturais; clubes, sociedades recreativas, associações de bairro e ginásios esportivos e outros que aglomerem espectadores devem suspender suas atividades por 15 dias, a partir desta quarta-feira (18).

Velórios também têm restrições. Eles não poderão durar mais do que seis horas, e somente ser acompanhados por familiares do falecido, incluindo a observância das etiquetas sanitárias orientadas por órgãos de saúde. No caso do transporte coletivo de passageiros, os veículos devem reduzir sua ocupação pela metade e adotar medias de higienização como aplicação de álcool em gel, recomendadas pelo Ministério da Saúde.

O descumprimento do decreto acarretará em sanções amparadas na legislação vigente, como o poder de polícia que pode ser exercido pelo Município. O decreto nº 8.701 pode ser conferido, na íntegra, no site do Município, no link https://bit.ly/3d3OKgK.

SERVIÇOS MUNICIPAIS

O segundo decreto é o de nº 8.700, que também passa a valer a partir desta quarta-feira (18). A norma estabelece medidas temporárias de prevenção ao risco de contágio por coronavírus, impondo adequações à administração direta e indireta do Município e aos servidores.

Todos os servidores passam a adotar turno único de trabalho: uma parte das 7h às 13h, e outra, do meio-dia às 18 horas. Com isso, diminui-se a quantidade de pessoas nas repartições, considerada uma medida preventiva.

No paço, o atendimento ao público será das 8h às 11h e das 13h às 16h. Atividades como a Academia Municipal e projetos com a terceira idade estão suspensos, assim como a Biblioteca Pública.

O decreto também ratifica a suspensão da rede estudantil, tanto a municipal quanto a estadual e a particular. No caso das municipais, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, posteriormente, definirá a recuperação dos dias.

Serviços como de plantão do Corpo de Bombeiros, de fiscalização e de informações turísticas e do Cemitério Municipal, entre outros, mantém-se com seu horário normal. A íntegra do decreto nº 8.700 pode ser conferida no site do Município, no link https://bit.ly/2QtFYiB.

Texto: Márcio Cavalli – Foto: Taís Berti

Last modified: 18/03/2020

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support